Memética

Fonte: Wipédia
A Memética é o estudo formal dos memes. A memética pode atualmente ser lembrada tanto no campo da sociologia, como uma protociência da sua própria forma. Foi originada quando Richard Dawkins reduziu o processo de evolução genética biológica à sua mais fundamental unidade, o multiplicador (ou gene). Na busca de outra coisa que pudesse ser classificado como multiplicador na Terra, Dawkins sugeriu informação e idéias em cérebros, ou cultura (talvez software seja outro multiplicador que possa em algum momento ser usado para construir coisas grandes).
A memética aplica conceitos da teoria da evolução (especialmente dagenética populacional ) à cultura humana. Ela tenta explicar vários assuntos controversos, comoreligião e sistemas políticos, usando modelos matemáticos.
Muitos pensadores questionam se a analogia dos genes com a cultura vai se fixar e como essa similaridade pode ser testada.
A memética deve ser distinguida da sociobiologia. Na sociobiologia, as entidades envolvidas são os genes, enquanto na memética são os memes. A sociobiologia está preocupada com a base biológica do comportamento humano, enquanto a memética trata os humanos não apenas como produto de uma evolução biológica, mas de uma evolução cultural também.
Associação memética
É a descoberta de que os memes se movem em grupos. Por exemplo: o meme paracalça jeans inclui memes para fecho-écler, roupas com botão, tintura azul, roupas de algodão, cintos etc.
Variação memética
É o processo em que uma idéia ou meme muda conforme é transferido de uma pessoa para outra. Poucos memes mostram uma forte inércia memética, que é a característica do meme de ser expressado do mesmo jeito e de ter o mesmo impacto, independentemente de quem esteja recebendo ou transmitindo a idéia. A variação memética cresce quando o meme é transmitido de uma maneira descuidada com a expressão da idéia, enquanto a inércia memética é fortalecida quando a forma de expressão rima ou usa outros dispositivos mnemônicos  para preservar a memória do meme antes de sua transmissão.
Terminologia
Muito da terminologia memética é criado pela adição do prefixo "mem(e)-" a um termo existente (geralmente biológico), ou pela troca do prefixo "gen(e)-" por "mem(e)-" em vários termos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário