Criatividade e confiança para falar em público

Autor: Mario Persona
O domínio de técnicas para falar em público é um problema e uma necessidade para todos. Cada vez mais o mundo dos negócios exige que o profissional conheça técnicas de oratória e tenha a habilidade de se comunicar com uma audiência em palestras, aulas ou mesmo em reuniões ou apresentações de vendas.
Esta não deveria ser uma experiência estressante, mas é, se não soubermos dirigir nossa energia para o sucesso da apresentação. O objetivo deste treinamento é ajudar o profissional a se expressar melhor e sem medo, canalizando sua emoção para tornar a apresentação cativante.

Imagem do Google

Dicas:
- Transformar sua palavra e presença em instrumento de persuasão, motivação e inspiração, e não de mera informação usando técnicas adequadas de oratória.
- Analisar a estratégia e o conteúdo de sua apresentação, adequando-os aos objetivos do evento e ao público, para que este compreenda a mensagem a ser passada e se sinta convencido.
- Ajudar na identificação do tema central em torno do qual a apresentação se desenvolve, criando uma coesão com começo, meio e fim, e o loop final necessário para transmitir uma visão completa e consistente do contexto.
- Revisar e identificar problemas de equilíbrio visual e de texto da apresentação a ser utilizada, aliviando ao máximo a possibilidade de desvios de atenção, e criando uma unidade entre o que é falado e o que é apresentado visualmente.
- Analisar sua imagem do orador, rever técnicas e conceitos de postura corporal, direcionamento do olhar, entonação de voz, pausas e silêncio, gestos e integração do corpo com a apresentação.
- Criar um clima orientado à ação e identificar pontos-mortos que possam criar uma passividade em relação ao que está sendo apresentado.
- Treinar e repassar os pontos de maior dificuldade da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário