Boxe Feminino

13 de maio de 2011

Fonte: coresparavida
O boxe é um esporte que exige bastante disciplina tática. Pode ser comparado até com um jogo de xadrez disputado em cima de um ringue. Exige movimentação, reação, defesa, esquiva e o ataque. Para obter sucesso, o lutador deve priorizar tanto a defesa quanto o ataque. Se você se defender demais estará fugindo da luta. E se atacar sem se resguardar, você acabará na lona.

Imagem Google
Você deve conhecer, como ninguém, as dificuldades do seu esporte. O boxe não é só um jogo de tática, mas um jogo de peso, altura e alcance. Você tem que saber aplicar a sua força na hora exata, assim como deve saber economizar forças na hora certa também, para não se cansar. Em resumo, tem que jogar com as cartas que tem na mão.
O boxe é um esporte que não depende só de genética. Você pode desenvolver suas habilidades e se tornar um grande boxeador. A constante evolução e as mudanças que vêm ocorrendo no esporte ao longo dos anos comprovam diversos exemplos dessa teoria. O boxeador tem que melhorar a cada dia para se manter sempre no topo.
Para se manter no topo é preciso treinar igual a um profissional. Você precisa desenvolver sua resistência e força física e treinar a movimentação e a velocidade dos pés e das mãos. Mas, isso tudo com certeza não é fácil.

Para atingir a perfeição é preciso treinar pesado. Mas para isso, é importante uma boa alimentação e uma suplementação adequada, senão você se sentirá fraco durante os treinos. Fraqueza é sinônimo de desmotivação. Para evitar isso, além de uma excelente alimentação é necessário, também, uma boa suplementação.

- Benefícios do boxe:

  • Oferece condicionamento físico muscular e cardiovascular
  • Melhora a coordenação motora e a percepção do tempo e do espaço.
  • Aprimora a coragem e a perseverança da pessoa.
  • Gasto calórico de aproximadamente 1.000 Kcal em 1 hora e meia de aula.

- Riscos/cuidados do boxe

Se praticado com as devidas proteções (para a boca, a cabeça, as mãos, as genitais e os seios), o boxe oferece poucos riscos.

- Principais grupamentos musculares utilizados no boxe:

  • Tríceps.
  • Costas.
  • Bíceps.
  • Panturrilha.

- Dicas para um melhor rendimento físico no boxe:

  • O treinamento do boxe é bastante específico. O trabalho cardiovascular é muito importante, pois você terá sempre que estar melhor preparado que o seu oponente. Isso será um fator essencial para vencer a luta: a preparação para agüentar o ritmo da luta. Pular cordas e treinar socos segurando pesos, ou simplesmente socar um saco de areia melhora não só o rendimento físico, como ajuda a dar ritmo ao lutador de boxe.
  • O boxe é um exercício tanto aeróbico, quanto anaeróbio. O treinamento do boxe requer força, coordenação, uma boa capacidade aeróbia e resistência muscular.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para o boxe:

  • Luvas: as pequenas são mais leves, portanto têm o objetivo de dar velocidade ao movimento e refinar a técnica do lutador. As luvas maiores são mais pesadas, porém com bastante enchimento para amortecer o impacto do soco no seu oponente e causar menos estragos.
  • Ataduras: são essenciais para envolver as mãos e protegê-las. As ataduras seguram os ossos das mãos enquanto ocorrem os impactos dos socos.
  • Protetor bucal: é essencial para evitar estragos nos dentes, cortes na boca e para proteger a mandíbula.
  • Luvas de foco aparador: são ideais para o treino de socos e aperfeiçoar golpes. O treinador é quem dá o comando para os socos. Essa luva serve para absorver o impacto dos socos na mão do treinador.
  • Corda de pular: serve para aperfeiçoar os trabalhos de pé e fortalecer os ombros.
  • Saco de pancadas: permite treinar a força dos socos, assim como melhorar a técnica. É bom para treinar combinações de socos.
Sempre bom pratica esportes

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