Santos Juninos

Fonte: Wikipedia
Imagem Google

Santo Antônio
E vamos começar com Santo Antônio, muito famoso por sua trezena que começa no dia 1 de junho e se estende até a sua festa no dia 13 de junho. Nascido em Portugal em 1195, de família rica foi batizado com o nome de Fernando Bulhões. Em 1220 foi ordenado sacerdote, e ingressou na Ordem Franciscana e mudou seu nome para Antônio.
Ficou conhecido como santo casamenteiro, pois ele era contra os casamentos arranjados na sua época, e acreditava nos relacionamentos fundamentados no amor.
No dia da festa do santo muitos devotos distribuem o tradicional Pão de Santo Antônio, que é inspirado no costume de Antônio de distribuir pães aos mendigos. Uma certa noite Antônio distribuiu os pães dos frades do mosteiro aos pobres, e na hora da refeição dos frades milagrosamente o balaio estava cheio. De acordo com a crença quem guarda o pão na farinheira garantirá comida farta o ano todo.
Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos em Pádua.



Imagem Google


São João
Nascido em 24 de junho, São João diferentemente dos outros santos tem sua festa comemorada no dia do seu nascimento. Filho de Zacarias e de Isabel, João é primo de Jesus, e anunciou a chegada do Messias na visita de Maria a Isabel quando grávida. São João nasceu em uma noite muito estrelada, e para avisar a Maria o nascimento do menino Isabel ergueu um mastro em sua casa e acendeu uma fogueira.
João passou muito anos recluso no deserto da Judéia, e pregou às margens do Rio Jordão, local onde batizou Jesus, o filho de Deus.

São Pedro
Seu nome era Simão, pescador da Galiléia, e recebeu por Jesus Cristo o nome de Pedro, que significa pedra. João foi apóstolo de Jesus e foi designado o primeiro papa da Igreja Católica, “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificará a minha Igreja”.
Pedro foi perseguido e martirizado, e ao ser crucificado pediu para que o deixasse de cabeça para baixo, pois ele não achava digno morrer igual a Jesus.
A sua festa é comemorada no dia 29 de junho, e dizem os devotos que ele guarda as chaves do céu.

São Paulo
E por fim São Paulo, que também é festejado no dia 29 de junho. Paulo era judeu, e antes da sua conversão se chamava Saulo, e tinha uma forte ligação com os hebreus.
Saulo perseguia os seguidores de Jesus Cristo até que um de seus combates ele foi ofuscado por uma luz e caiu do cavalo. Deus por meio de Ananias devolveu-lhe a visão e o transformou em um de seus discípulos.
São Paulo por ser muito inteligente, e saber inúmeras línguas saiu por diversos povos evangelizando. E quando preso não deixou de cumprir a missão de anunciar o Cristo, e escreveu diversas cartas que relatavam o conceito de Cristo, além de graças que se referiam à predestinação, à liberdade de escolha, ao batismo, e à perfeição cristã.
No dia 25 de janeiro é comemorada a conversão de São Paulo.

Igrejas desses Santos em Salvador:
- Igreja Santo Antônio Além do Carmo, no Barbalho
- Igreja Santo Antônio, na Mouraria
- Igreja Santo Antônio, na Barra
- Igreja São João Evangelhista, na Vasco da Gama
- Igreja de São Pedro e São Paulo, na Piedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário