15 de julho - Dia Nacional do Homem

15 de julho de 2011

Fonte: Wikipedia
15 de julho data pouco conhecida Brasil, mas que já começa a ser explorado pelo comércio.
A criação do dia internacional do homem ocorreu no dia 19 de novembro de 1999 em Trinidad e Tobago e foi apoiado pelas Nações Unidas, recebendo amplo apoio dos homens de várias partes do mundo, tendo como objetivos: melhorar a saúde do sexo masculino, melhorar a relação promovendo a igualdade entre gêneros  e destacar papéis positivos desempenhados pelos homens.

Imagem Google

Há quem indique que a data também foi sugerida por Mihkail Gorbatchev ex-presidente da extinta União Soviética. Sua sugestão era que se comemorasse no primeiro sábado de novembro, mas cada país tem sua data.
No Brasil não se sabe bem o porquê 15 de julho é o dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”. Julho o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua.
Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil apresenta maior número de pessoas do sexo feminino. Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Isso se dá devido à falta de atitudes preventivas, de não procurar regularmente um médico para a realização de exames que podem detectar possíveis problemas de saúde, dentre eles casos de disfunção erétil, câncer de próstata e andropausa, que aumentam gradativamente e são alarmantes, além disso, são as maiores vitima da violência principalmente a juventudee estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas, bebidas ou em homicídios.
Em vários lugares do país comemora-se a data com a fim de chamar a atenção da população masculina e de sua saúde. Na cidade de Barra Mansa no estado do Rio de Janeiro  com atividades de orientação sobre a prevenção de doenças masculinas.
Em Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou a campanha  com o tema 'Homem que se cuida não perde o melhor da vida'. A Sociedade Brasileira de Urologia promove  um mutirão de saúde em São Paulo. Os paulistanos poderão fazer a medição de glicemia, de índice de massa corporal, peso, altura, além de exames básicos.
No Amapá a Sociedade de Urologia com apoio do Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP) oferecem vários serviços, como por exemplo, verificação de pressão arterial e glicemia.
Em 2009 foram ratificados os objetivos como base para todas as observações Men's International Day - Dia Internacional do Homem.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

  © Ourblogtemplates

Back to TOP