Explosão Solar

8 de março de 2012

Fonte G1
Nasa registra explosão solar. Campo magnético terrestre barra a maior parte da radiação e das partículas. Especialistas dizem que diz que não há riscos para a saúde. Cientistas ao redor do mundo registraram nesta quinta-feira 08/03/2012 a chegada de partículas resultantes de explosões solares. Imagens da Nasa mostram o momento da explosão na superfície do Sol. Foi a maior dos últimos cinco anos. Outro satélite mostra partículas que foram liberadas batendo na lente da câmera. Formado por gases, principalmente por hidrogênio e hélio, o Sol não é uniforme, as partes tem diferentes temperaturas e pressões. De tempos em tempos os campos magnéticos do Sol mudam de forma e provocam explosões. Elas liberam radiação e bilhões de toneladas de partículas. O material chega a Terra em forma de tempestade solar, mas graças ao campo magnético terrestre, a maior parte da radiação e das partículas é barrada
“A explosão solar que ocorreu ontem a 0h30 da manhã ela viajou aproximadamente um dia de viagem foi detectada por nossos satélites perto da e chegou hoje e nós presenciamos ao vivo às 7h30”, conta o cientista do INPE, Clezio de Nardin.

Imagem Google


As explosões ocorreram a 150 milhões de quilômetros da Terra, ainda assim especialistas dizem que as partículas liberadas pelo Sol podem interferir em satélites, transmissões de rádio e no funcionamento do GPS de carros e aviões.
A pesquisadora Adriana Vale explica que o ponto fraco do campo magnético da Terra são os pólos por onde entram partículas que podem afetar a rede elétrica como já aconteceu no Canadá.
“Elas também podem causar picos de corrente de alta tensão pode até queimar transformadores que foi o que aconteceu em 1989 em Quebec, que deixou a população a população sem energia elétrica por varias horas”.
O diretor do Planetário de São Paulo, João Paulo Delicato, diz que não há riscos para a saúde e que as pessoas devem ter os mesmos cuidados de sempre. Não olhar para Sol e usar protetor.

Imagem Google

“Você nunca deve se expor demais ao sol independente dessa tempestade magnética. Não é algo para gerar algum tipo de alarme. A gente pode ficar tranquilo quanto a isso”, avisa.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

  © Ourblogtemplates

Back to TOP