Adeus a dom Eugenio Sales no RJ

Fonte G1 
Fiéis enfrentam fila de até 30 minutos para dar adeus a dom Eugenio no Rio de Janeiro. Missa das 10h voltou a ser .brada na nave central da Catedral. Milhares de amigos, religiosos e fiéis já vieram se despedir do cardeal.
O sacrifício de passar até meia hora na fila para registrar seu adeus ao cardeal dom Eugenio Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, que desde a tarde de terça-feira 10/07/2012 é velado na Catedral Metropolitana, no Centro do Rio, não desanima os fiéis na manhã desta quarta-feira 11/07/2012. Depois de deixar sua assinatura no livro de registro, fiéis, amigos e religiosos, rezam junto ao caixão do cardeal, que na missa das 10h voltou a ser velado na nave central da igreja.
"Somos da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado. Viemos nos despedir e fazer nossa oração para que ele descanse em paz e olhe por nós como sempre fez. Foi um homem muito dedicado aos desvalidos", disse a paroquiana Geni Rocha Cabral, acompanhada da amiga Maria Pinheiro. As duas saíram de Laranjeiras, na Zona Sul, para acompanhar a missa das 10h, na Catedral.

Fiéis aguardam até 30 minutos em longa fila para dar seu adeus a dom Eugenio na Catedral Metropolitana do Rio nesta quarta-feira (11) (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Fiéis aguardam até 30 minutos em longa fila para dar seu adeus a dom Eugenio na Catedral Metropolitana do Rio nesta quarta-feira (11) (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
A cripta da Catedral Metropolitana já está preparada para receber o corpo do cardeal. No espaço, no subsolo da igreja, apenas bispos e cardeais são sepultados. O túmulo de dom Eugenio fica em frente ao de Monsenhor Ivo Antonio Calliari, responsável pela construção da Catedral do Rio.
Cripta onde dom Eugenio será sepultado na Catedral do Rio (Foto: Carolina Lauriano/G1)Cripta está sendo preparada para sepultamento do cardeal arcebispo emérito do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Durão/G1)Ele é o segundo cardeal a ser enterrado no chão da cripta da Catedral do Rio.  Segundo a Arquidiocese, a cripta tem 25 mil nichos que podem ser adquiridos por qualquer pessoa, mas o chão do local é reservado aos bispos da Igreja.De acordo com a Arquidiocese do Rio, o enterro será realizado na quarta porque o irmão de dom Eugenio e arcebispo emérito de Natal (RN), dom Heitor de Araújo Sales, e o bispo auxiliar de dom Eugenio, bispo dom Karl Joseph Romer, estão vindo do interior da Suíça. Dom Eugenio morreu às 22h30 desta segunda-feira (9), aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa. Pomba, que simboliza a paz, pousa sobre caixão (Foto: Rodrigo Vianna/G1)Pomba, que simboliza a paz, pousa sobre caixão (Foto: Rodrigo Vianna/G1)