Explosão de cilindro de oxigênio - Recife

Fonte G1
A explosão deixa dois amputados e cinco feridos no Recife. Um acidente com dois cilindros - supostamente contendo oxigênio - deixou cinco pessoas feridas na tarde desta sexta-feira 12/10/2012 na Praça de Dois Irmãos, em frente ao zoológico do Recife, na zona oeste da cidade. Duas delas - um homem de 42 anos e outro de 19 - tiveram as pernas amputadas quando os cilindros explodiram. Eles vendiam balões e usavam os cilindros para enchê-los.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um cilindro do gás que era utilizado para encher balões para serem vendidos para crianças teria explodido, próximo à entrada do Horto. Não se sabe qual tipo de gás estava sendo usado pelos vendedores de balões.
Dois homens, um de 42 anos e outro de 19 anos, foram socorridos pelos Bombeiros e levados para o Hospital Getúlio Vargas, no Recife. De acordo com informações do hospital, uma das vítimas chegou com as duas pernas amputadas na altura da coxa, e a outra precisou passar por uma cirurgia. Após o procedimento, ele também teve de amputar as pernas. 
 
  / Foto: Igo Bione/JC Imagem
 Imagem Google
 
Eles foram levados ao Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, em estado grave, onde se submeteram a cirurgia. Outros três homens que se encontravam no local - com idades de 37, 24 e 17 anos - tiveram queimaduras de primeiro e segundo graus e foram atendidos no Hospital da Restauração. Eles estão bem e um foi liberado.
A área da praça foi interditada pelo Instituto de Criminalística, que investiga as causas e responsabilidades pelo acidente. O zoológico manteve funcionamento normal.
Feridos
Informações iniciais do Corpo de Bombeiros davam conta que ao menos cinco pessoas haviam ficado feridas em razão do acidente.
 No final da tarde desta sexta, três crianças (dois meninos e uma menina) teriam sido atendidas na Unidade de Pronto Atendimento do bairro dos Torrões. Segundo o Serviço Social do local, os pais das crianças disseram que eles estavam com queimaduras e escoriações em razão do acidente no Horto. Após o atendimento inicial nas UPAs, elas foram levadas pelos pais a hospitais particulares.
 HortoA administração do Parque Dois Irmãos enviou uma nota oficial no início da noite desta sexta. Nela, o zoológico lamenta o acidente e esclarece que é proibida a entrada de visitantes com balões e bexigas no local, além da venda desses produtos dentro do zoológico. De acordo com os administradores, aos estourarem, os restos de balões podem chegar aos recintos dos animais e serem ingeridos por eles.
 De acordo com o Parque Dois Irmãos, cerca de 18 mil visitantes estiveram no local durante todo o feriado desta sexta (12). Como o acidente aconteceu a cerca de 150 metros de distância dos portões do zoológico, a programação do dia não foi afetada, nem o horário de funcionamento do parque, que fechou seus portões às 17h30.
 A gerência do parque ressaltou ainda que não tem autoridade para fazer a fiscalização desse tipo de comércio na área externa ao zoológico, por se tratar de um espaço público.