Dia da Bandeira - 19 de novembro

História

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.
Normas 
Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.
A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.
Dia da Bandeira 
O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.
Bandeiras presidencial e vice-presidencial
Além da Bandeira Nacional do Brasil que todos conhecemos muito bem, existem duas outras bandeiras brasileiras oficiais: a bandeira presidencial e a bandeira vice-presidencial.

   Bandeira Presidencial                      


       Bandeira Vice-Presidencial

Curiosidade
- As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
- A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.
A Bandeira do Brasil foi instituída em novembro de 1889, desde então sofreu alterações pequenas. É formada por um retângulo verde com 7:10, um losango amarelo, uma esfera azul, uma faixa branca escrito: “Ordem e progresso” na cor verde escuro e vinte e sete estrelas brancas. Mas qual será o significado das cores?

Cores da bandeira do Brasil.

Retângulo verde:
Acredita-se que a cor verde seja uma homenagem a D.Pedro I – a casa de Bragança. Popularmente a cor representa as florestas e as matas.
Losango amarelo:
Simboliza a casa de Habsburgo a qual fazia parte D. Leopoldina, também significa ouro, riquezas e os minérios.
Esfera azul:
Há quem diga que a cor represente o dia da proclamação da república, já que o céu estava limpo e radiante.
Branco:
O branco representa a paz. Vale lembrar que as 27 estrelas representam os estados brasileiros e o Distrito Federal.
A escrita “Ordem e Progresso”:
Lema político do positivismo sendo estes o amo principiando e a ordem por base de um progresso até o fim.
Criador da bandeira Nacional
Poucos sabem sobre a Bandeira Nacional, que foi criada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. A frase escrita “Ordem e Progresso” têm a cor verde escuro, mas muitos pensam que é na cor preta.
Curiosidade da bandeira do Brasil
A Bandeira brasileira é uma das poucas que não contem as cores pretas e vermelhas, que significam sangue e guerras. No início a bandeira foi criada com apenas 21 estrelas, as outras foram acrescentadas posteriormente, já que pela lei é permitido atualizações na quantidade de estrelas caso seja criado ou extinguido algum estado.
A Bandeira é um dos símbolos mais influentes do país, é hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretárias, prefeituras, palácio do governo entre outros.
A grande maioria dos historiadores nacionais dizem que o Brasil já teve pelo menos 10 bandeiras diferentes desde o descobrimento.


Dia da Bandeira
19 de novembro foi a data escolhida para celebrar um dos mais conhecidos símbolos cívicos do Brasil. O Dia da bandeira vigorou como feriado até o ano de 2011, a partir de então ele passou a ser apenas comemorado e celebrado, porém sem a a necessidade de um feriado.
Hino à Bandeira
Com Letra de Olavo Bilac e Música de Francisco Braga, o Hino Á Bandeira foi apresentado pela primeira vez no dia 09 de novembro de 1906.