Incêndio destruiu 50% do prédio da Secretaria de Educação

Fonte G1 Bahia
Fogo começou por volta das 22h de quinta e se espalhou pelo Solar Boa Vista. 
cretaria Municipal de Educação, no Engenho Velho de Brotas, teve cerca de 50% de sua estrutura consumida no incêndio ocorrido na noite desta quinta-feira (3). O capitão do Corpo de Bombeiros, Edson Carregosa, que comandou a operação, informou que três unidades, além de dois carros-pipa, foram utilizados no trabalho de combate às chamas. Ao todo, 25 bombeiros participaram da operação.


 
O fogo começou na sala da Coordenadoria de Gestão Escolar, por volta das 22h, e se espalhou pelo Solar Boa Vista. O gabinete do secretário João Carlos Bacelar foi totalmente destruído, assim como o setor que administra os contratos e pagamentos da pasta. O fogo foi controlado três horas depois.

O prefeito ACM Neto, o governador Jaques Wagner, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, acompanharam o trabalho de rescaldo feito pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta (4).

De acordo com Secretaria de Comunicação Social do Governo do estado (Secom), o governador informou que o Estado vai ajudar no processo de recuperação do prédio. “Felizmente, o prédio está segurado. A Polícia Técnica vai fazer toda a vistoria e nossa pretensão é recuperá-lo. Afinal, trata-se de um prédio do século 19 e que foi morada de Castro Alves. A parte interna terá de ser reconstruída, mas toda a fachada deve ser mantida, com as suas características”, disse Wagner. O restauro e a recuperação do prédio deve ser iniciada com a liberação do seguro.

Bacelar e o prefeito ACM Neto acompanharam o trabalho para apagar as chamas. "Parece uma cena de filme de terror", disse o prefeito sobre o destruição de uma torre do prédio. Segundo Bacelar, documentos importantes nas áreas financeira e de pessoal não foram atingidos. “Também não foram perdidas informações que comprometam a matrícula dos alunos da rede pública municipal”, disse ele, acrescentando que o prejuízo foi material e histórico.

As causas do incêndio ainda não foram identificadas.