Lavagem do Bonfim

Fonte Ibahia
Abrindo o ciclo de festas religiosas no ano em Salvador, acontece na quinta-feira (17) a tradicional a Lavagem do Bonfim. Ao contrário do que muita gente pensa, a festa é realizada  na segunda quinta-feira após a Festa de Reis e não na segunda quinta-feira do mês de janeiro.



Foi o que aconteceu com a estudante goiana, Pérola Mathias, que programou sua viagem para a capital baiana no período do festejo. "Eu pensava que era no dia 10, mas ao chegar fiquei sabendo que não", disse. Para Pérola, isso resultou em mudanças de planos durante a estadia na capital baiana. "Eu programei de vir a Salvador e depois ir para o sul da Bahia. Agora vou ter que fazer ao contrário, e volto para curtir a lavagem", enfatizou a estudante.
A LavagemEm 1899, foi proibida a lavagem no interior da igreja. Com isso, os fieis realizam a lavagem na parte frontal da igreja com água de cheiro e flores. No dia da lavagem do adro da Basílica, a igreja permanece com a porta da frente aberta para a veneração pública da imagem histórica, mas não é permitida a entrada de visitantes. A partir das 8h da quinta-feira (17), inicia a concentração dos fieis em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, para seguir no cortejo até à Igreja do Bonfim.

Festa ReligiosaO novenário da Festa do Bonfim acontece entre os dias 10 e 20 de janeiro de 2013, com missas ao longo do dia, com exceção do dia 17. A festa com homenagens ao Senhor do Bonfim será realizada no domingo, 20 de janeiro. Os devotos participam de Missa às 5h, 6h e 7h30 e 10h (presidida por Dom Murilo Krieger). A procissão dos três pedidos na Paróquia Nossa Senhora dos Mares será às 16h.