Movimento Passe Livre: manifestantes estão reunidos no Iguatemi - Salvador/Ba

Fonte iBahia
manifestação do 'Passe Livre' já começou e os participantes fazem uma passeata nesta segunda-feira 17/06/2013 em Salvador. Com faixas e cartazes, milhares de manifestantes saíram da praça que fica em frente ao shopping Iguatemi, passaram pela av. Tancredo Neves e retornaram para o local onde o protesto começou. Lá, de acordo com testemunhas, alguns dos manifestantes começaram a tentar entrar pelas portas dianteiras dos ônibus como uma forma de reivindicar o "Passe Livre", foco do protesto, que é a entrada nos ônibus pela porta da frente, de maneira gratuita.
 
 
Alguns motoristas tentaram impedir o acesso das pessoas aos coletivos fechando as portas, mas outros não conseguiram evitar e cederam ao não pagamento das passagens.
Parte do grupo partiu da entrada do shopping Iguatemi e encontrou a outra metade, que surgiu da Paralela em direção sentido Centro. Segundo informações do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar, no acompanhamento da manifestação na tarde desta segunda-feira foram empregados 40 policiais militares, que contaram com o apoio de 3 viaturas quatro rodas e 24 motocicletas.
 
 
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o ato reúne cerca de oito mil pessoas. Já Polícia Militar estima em pelo menos três mil o número de pessoas que participam da manifestação, segundo informações da repórter Natália Falcón, que apurou o dado com a PM no local.
 
 
Segundo a Transalvador, o trânsito está complicado na av. Paralela, na av. ACM, na av. Tancredo Neves e na av. Magalhães Neto. Como alguns motoristas tentam evitar estas vias, o trânsito foi afetado na Orla, nos dois sentidos. Internautas relatam que as avenidas Garibaldi e Juracy Magalhães têm trânsito tranquilo e que o engarrafamento na av. ACM começa na saída do Itaigara.
 
 
Sob gritos de 'O Gigante Acordou', os manifestantes caminham com tranquilidade segurando faixas e cartazes que defendem o Movimento Passe Livre e outras questões sociais. A Polícia Militar porém, acredita que um grupo pequeno de manifestantes usando máscaras de gás, que tentou impedir a passagem de um veículo que furou o bloqueio, tenha viajado de São Paulo para dar apoio ao protesto. Eles se recusaram a conceder entrevista.
Segundo o major Ricardo Passos, comandante do Esquadrão Águia, os policiais estão monitorando a manifestação para tentar minimizar o transtorno no trânsito. A recomendação do governador Jaques Wagner é de evitar o confronto. Um segundo ato da manifestação já está agendado para o próximo dia 20 de junho (quinta-feira), às 14h, no Campo Grande com destino à Arena Fonte Nova. 
A manifestação acontece simultaneamente em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Belém, Fortaleza, Maceió e Vitória. Em São Paulo, são cerca de 30 mil pessoas. No Rio, especialistas da Coppe/ UFRJ estimam participação de 100 mil pessoas. Os manifestantes em todas essas capitais reivindicam, principalmente, melhorias no transporte público, na mobilidade urbana e também na acessibilidade, além de protestar contra os altos gastos do governo para construção de estádios para Copa das Confederações 2013 e Copa 2014.