Aeroclube - Salvador/Ba será demolido a partir de segunda; orla ganhará nova via

Fonte iBahia
Depois de ter anunciado o fechamento do seu complexo de cinemas na última quinta-feira (1º), um dos únicos serviços ainda ofertados pelo centro de compras, o Aeroclube Plaza Show começará a ser demolido na próxima segunda-feira (5), a partir das 15h.
A ação será comandada pelo Consórcio Parques Urbanos, responsável pela administração do empreendimento, e deverá ser concluída em 60 dias – incluindo a retirada do entulho. Este é o mesmo prazo em que também deverá ser finalizado o projeto do novo centro de compras, denominado Shopping Bosque. Nele, haverá cerca de 230 lojas, oito restaurantes, um complexo de cinemas com sete salas e  2.676 vagas de estacionamento.
Uma das contrapartidas do Consórcio Parques Urbanos será a construção do Parque Atlântico, com investimento de R$ 10 milhões. Além desta, está inclusa a construção de duas passarelas de pedestre – uma delas ligará o bairro da Boca do Rio diretamente ao shopping –, custeio de 21 pontos de ônibus na cidade e abertura de uma via de baixa velocidade atrás do Aeroclube.
(Foto: Marina Silva)
Nova via 
De acordo com o Silvio Pinheiro, titular da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), “a construção dessa via de baixa velocidade costeira à praia não tem o viés da mobilidade”. “O objetivo é resgatar o trajeto original da Octávio Mangabeira, que foi modificado após a implantação do Aeroclube, e devolver a vista para praia à cidade”, explicou.
O Aeroclube foi cotado pela Fifa como o local da Fan Fast em Salvador, no entanto, diante da demolição e dos trabalhos no espaço, o superintendente acredita que "provavelmente não será lá". Além do Aeroclube, diversas regiões da capital baiana estão sob avaliação da prefeitura, mas a cidade ainda não garante a realização do evento.
O Shopping Bosque deve gerar, conforme expectativas do consórcio, 2 mil empregos diretos durante a construção e cerca de 3 mil quando estiver em funcionamento. A promessa é de que as vagas sejam prioritariamente ocupadas por moradores do bairro da Boca do Rio e região. O investimento final do empreendimento será de R$ 225 milhões.