Avalanche de lama destrói distrito de Mariana em Minas Gerais após rompimento de barragem

Fonte: G1
O subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, desapareceu sob uma avalanche de lama tóxica, com o rompimento das barragens de Fundão e de Santarém, da mineradora Samarco, na tarde desta quinta-feira, deixando desabrigados  a destruição, com casas debaixo do material contaminado com rejeitos de mineração. Quatro feridos foram encaminhados para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte – dentre eles uma criança de três anos. 
 http://p2.trrsf.com/image/fget/cf/fit-in/600/400/images.terra.com/2015/11/08/marianabarragemagenciabrasil4jpg.jpg
No local, Hospital Monsenhor Horta confirmou, até a publicação deste texto, uma morte e quatro feridos, mas o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) estima consequências piores: entre 15 e 16 pessoas estariam mortas e 45 desaparecidas. Durante a madrugada, familiares de moradores do distrito e funcionários da mineradora buscavam informações sobre feridos, no ginásio poliesportivo que recebeu desabrigados e em hospitais da região. 
O desencontro de informações agrava a situação de quem espera por notícias, já que o acesso ao local é bastante difícil. Mobilizadas via internet, pessoas organizavam campanhas de doações para as vítimas da tragédia. A associação comunitária estima aproximadamente 620 moradores no local. Duas equipes da Defesa Civil de Minas Gerais foram encaminhadas para o local do acidente com o apoio de quatro aeronaves da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte para o resgate de pessoas ilhadas. A Defesa Civil também não sabe precisar, por enquanto, o número de vítimas.
 Na Policlínica de Santa Rita Durão, era intenso o movimento de feridos no fim da noite. O prefeito de Mariana informou que moradores desalojados se organizam em comissão para avaliar soluções, enquanto uma rede de pousadas e hotéis se mobiliza para oferecer apoio aos desabrigados.A Prefeitura de Ouro Preto informou que foram enviadas sete ambulâncias para Bento Rodrigues – seis de suporte básico e uma de suporte avançado – e outras três estavam a caminho. 
http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/17746596.jpg?w=800
A Prefeitura de Ouro Preto reforçou ainda que o hospital Santa Casa e a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) estão mobilizados para atendimento às vítimas. A população de Mariana e região também já se mobiliza para ajudar as vítimas do rompimento das barragens que estão desabrigadas. Donativos como colchões, roupas, fraldas, água mineral e produtos de higiene pessoal estão sendo recebidos no Ginásio da Arena de Mariana. O governador Fernando Pimentel informou que vai visitar o local do acidente nesta sexta-feira, junto ao Ministro da Integração Nacional. A assessoria informou que o governo acionou o gabinete militar para acompanhar a operação e manter Pimentel informado. A presidente Dilma ofereceu ajuda e socorro às vítimas da tragédia.
http://s04.video.glbimg.com/x360/4597191.jpg