Doze praias estão impróprias para banho em Salvador e RMS;

Fonte G1
Das 37 praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, doze estão impróprias para o banho no fim de semana que começa nesta sexta-feira (8).
O Inema destaca que os banhistas devem evitar a praia de Periperi (na saída de acesso à praia), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM), Roma (rua Prof. Roberto Correia), Ondina (próximo a escada de acesso à praia e situada próximo ao Morro da Sereia), Pituba (atrás da Praça), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas), Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares) e Buraquinho (200 m da foz do rio Joanes).
Praia do Corsário, no bairro da Boca do Rio, em Salvador (Foto: Alan Tiago Alves/G1)
De acordo com o órgão, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.
O Inema também destaca o perigo para os períodos de chuva, quando as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.