Dia de Iemanjá - 02/02/2016 Salvador-Ba

Fonte G1




As pessoas estavam na fila para entregar os presentes no balaio de Iemanjá, que às 15h30 será colocado em alto-mar, alguns grupos culturais se apresentavam pelo Largo de Santana no bairro, e eram realizadas rodas de capoeira.

 
Nem a chuva afastou os devotos de Iemanjá do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, na manhã desta terça-feira 02/02/2016. O guarda-chuva e a capa de plástico se juntaram aos tradicionais presentes oferecidos à rainha do mar e se tornaram itens quase obrigatórios na mão de quem participou da festa. 
A conscientização foi outra marca registrada do festejo, que em 2016 completa 93 anos. As flores naturais predominaram e foi o presente mais oferecido pelos devotos. Perfumes e alfazemas também foram muito utilizados, mas muitas pessoas despejavam o líquido sobre as pétalas e descartavam a embalagem antes de entregar a oferenda. Sabonetes, espelhos, bonecas, pentes e itens de maquiagem também foram oferecidos por muitos devotos que não abrem mão de manter a tradição.
Entrega oficial
Por volta das 6h, uma longa fila já era formada por devotos que deixavam os presentes na Casa de Iemanjá. Lá são formados balaios que serão colocados em um tablado montado na praia, para ser levado ao alto-mar por pescadores, junto com a oferenda principal, uma baleia de material biodegradável produzida pelo Terreiro Ilê Axé Jybaiê.
Comerciantes ofereceram opções de oferendas e lembranças da festa de Iemanjá (Foto: Rafael Teles / G1)