Filha inventa casamento para poder dançar com pai com câncer terminal

Fonte iBahia
A hora em que o pai entra com a noiva na igreja é um dos momentos mais emocionantes de um casamento. Sabendo que não teria a chance de ser conduzida pelo pai, diagnosticado com um câncer terminal no pâncreas, a americana Rachel Wolf decidiu criar um casamento de mentira para realizar o sonho de entrar na igreja com o pai, o médico James Wolf.

'Minha maior tristeza de você não estar aqui é não poder ser conduzida até o altar ou não poder dançar a valsa com o pai da noiva', disse emocionada. 'Então, eu convido você para o meu casamento'.

Sem noivo na igreja e tendo apenas amigos, familiares e outros pacientes com câncer como convidados, a americana se emocionou ao poder dançar valsa com o pai, a quem os médicos deram apenas 4 meses de vida. O vídeo gravado pelo jornal americano USA Today já foi compartilhado por milhares de internautas nas redes sociais.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-GuLXkKJAYE

Peregrinação e vigília com o Papa na praia no Rio de Janeiro

Fonte Terra
A praia de Copacabana, normalmente palco de cariocas de corpos esculturais em pequenos trajes de banho, é o destino neste sábado de uma peregrinação de centenas de milhares de jovens católicos e de uma vigília embalada pelas ondas na qual o Papa fará uma oração.
Francisco, o primeiro papa latino-americano, buscará na emblemática praia revitalizar a fé dos peregrinos provenientes de todo o mundo, num momento em que a Igreja perde fiéis, sobretudo jovens, que engrossam as fileiras de evangélicos ou se declaram sem religião.
O papa argentino preside no Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com mais de 320.000 peregrinos de 170 países, e em cujos grandes eventos com Francisco compareceram cerca de 1,5 milhão de pessoas no país mais católico do mundo.
Durante seus seis dias de viagem ao Brasil, Francisco pediu para que os jovens façam "bagunça" nas dioceses e "levem a Igreja às ruas", para que a instituição "não se converta em uma ONG".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOTn9tsVWBYDVACY3AADah1Htq8hKCo2dD0Bvt0nd5G9h2BvvLmhLUUrlm9QMiDViz1zx76hMT6api4qMiRzziVdtzC6W-d3_1HTGv6bU93zpYu6V7vzIP6FeZmSFa0xuty5cPlmZI101-/s400/papa_francisco_jmj_rio2013.jpg 
 
Também pediu para que conservem a fé na Igreja, apesar dos maus sacerdotes, e nas instituições políticas, apesar da corrupção, depois que grandes manifestações protagonizadas por jovens sacudiram o Brasil nas últimas semanas.
"Jesus se une a tantos jovens que perderam sua confiança nas instituições políticas porque veem egoísmo e corrupção, ou que perderam sua fé na Igreja, e inclusive em Deus, pela incoerência dos cristãos e dos ministros do Evangelho", disse o papa na sexta-feira em um discurso, ao terminar de presidir uma gigantesca Via Sacra na praia de Copacabana.
"Quanto nossas incoerências fazem Jesus sofrer!", exclamou o pontífice diante de um mar de peregrinos, em um chamado a viver de acordo com o que se prega.
O papa, que assumiu o trono de Pedro em março substituindo Bento XVI, enfrenta o desafio de renovar uma Igreja em crise após escândalos de corrupção e pedofilia.
Também deve seguir conquistando fiéis, embora a Igreja mantenha dogmas, desafiados às vezes pelos jovens, como a oposição ao uso do preservativo, à homossexualidade, ao aborto até mesmo em casos de estupro e a defesa da virgindade até o casamento.
Desde que chegou ao Rio, o papa mostrou seu carisma e grande jogo de cintura, dirigindo-se ao povo com uma linguagem simples e acessível, tomando chimarrão no papamóvel, deixando-se tocar por fervorosos fiéis, brincando, improvisando em seus discursos.
A estudante Soledad Bohle, uma peregrina argentina de 21 anos, está encantada com o papa Francisco "porque tem uma forma direta de dizer as coisas, e isso chega muito aos jovens", disse à AFP durante a Via Sacra em Copacabana.

http://s2.glbimg.com/E9VVWLIBzNY-ln4t2ei6zIZrxD8=/s.glbimg.com/og/rg/f/original/2013/07/20/papa606-1.jpg

"Precisamos de um Papa mais próximo da América Latina. Sempre eram europeus", disse Rodrigo Blanco, um estudante de medicina de 21 anos, também compatriota de Francisco.
Devido às chuvas torrenciais que inundaram o Campo da Fé de Guaratiba - onde deveria culminar a peregrinação de 13 km e ser celebrada a vigília e a missa final da JMJ - os três eventos foram transferidos para a praia de Copacabana.
O assunto constrangeu as autoridades do Rio de Janeiro, que fizeram uma incomum 'mea culpa', e para quem a organização da JMJ é um teste antes do Mundial de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Finalmente, os jovens peregrinarão 9,5 km durante todo o sábado a partir da estação Central de trens, no centro da cidade, até a praia. Depois acamparão na areia de Copacabana, em uma vigília onde estão previstos vários shows e onde o Papa rezará às 19h30 (horário de Brasília).
Mas antes Francisco terá outros compromissos: rezará durante a manhã uma missa na Catedral Metropolitana para cardeais, bispos, religiosos e seminaristas da JMJ e se reunirá com políticos, diplomatas, representantes da sociedade civil e da cultura no Teatro Municipal.
Também almoçará com os cardeais e bispos brasileiros, pronunciará um discurso e passeará três vezes de papamóvel pela cidade, em mais uma demonstração da proximidade que anseia com os fiéis.

Manifestantes aproveitam visita do papa para protestar em Copacabana

Fonte Noticias Terra
Centenas de pessoas aproveitaram a Via Sacra, ocorrida nesta sexta-feira na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com a presença do papa Francisco, para realizarem uma manifestação pacífica contra o governo estadual e municipal e contra os gastos com a recepção ao líder religioso.
Desde o começo do protesto, às 17h, em frente à estação de metrô Cardeal Arcoverde, os presentes deixaram claro que não são contrários ao pontífice, mas que veem sua visita como uma oportunidade de exporem suas reivindicações.
"Nem sou contra o papa, acho que ele é um homem de bom coração. Gostei que ele disse que os protestos têm que continuar, foi um tapa na cara dos governantes. Mas o que ele vê aqui não é a realidade do brasileiro, seja aqui em Copacabana ou mesmo em Varginha, onde ele foi", criticou o estudante carioca Diego Patrick, próximo a um cartaz que ironizava: "Rio de Janeiro - vencedor do Oscar 2014 de melhor maquiagem".
Ainda no começo do protesto, quando o grupo de manifestantes era pequeno, houve bate boca entre alguns deles e peregrinos, incomodados com alguns cartazes exibidos, principalmente um que dizia que "Deus não existe". Alguns fiéis olharam assustados, enquanto outros tentaram argumentar.

"Eu defendo o direito deles de protestar, mas a reivindicação deles é errada. Nós peregrinos pagamos taxas para estar aqui e estamos consumindo em lanchonetes, supermercados, etc. Tudo isso é dinheiro para o Rio de Janeiro que compensam os gastos públicos", justificou o estudante Gustavo Chagas, de Barro Alto, em Goiás.
"Se não gostam do papa e acham errado receber um líder religioso, entendam que está sendo recebido um chefe de estado. Acho que devereria ser oferecido ainda mais do que eles ofereceram, porque turistas bem recebidos sempre voltam e deixam dinheiro aqui", completou.
Por volta das 19h, o grupo saiu da estação de metrô rumo à avenida Princesa Isabel e tentaram se aproximar do palco onde Francisco se encontrava. A passeata seguiu sem incidentes, até que os manifestantes foram impedidos de atravessar uma área reservada. Houve empurra-empurra, e uma jovem disse ter sido empurrada por um policial.
A aproximação do protesto assustou alguns peregrinos, que olhavam assustados ou rezavam em voz alta. Os participantes, por sua vez, tentavam conquistar simpatizantes com o grito: "Você, abençoado, também é explorado".
Toda a passeata foi acompanha pela Polícia Militar, inclusive com viaturas da tropa de choque, e por homens da Força Nacional de Segurança

Francisco será o 3º pontífice a visitar o País

Fonte Terra
Quando desembarcar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em 22 de julho, o papa Francisco será o terceiro Pontífice em toda a milenar história da Igreja Católica a pisar em solo brasileiro. Antes dele, João Paulo 2º e Bento 16 estiveram no País, em momentos diferentes da Igreja e com propósitos distintos. Em 1980, por exemplo, o carismático João Paulo 2º levou milhões de pessoas às ruas e peregrinou por diversas cidades, aproximando-se da maior nação católica do mundo.

http://papa.cancaonova.com/wp-content/uploads/2013/07/papa_jmj.jpg 

Já em 2007, Bento 16 - que renunciou ao pontificado em fevereiro deste ano - representava uma instituição que enfrenta críticas por escândalos envolvendo padres pedófilos e denúncias de corrupção, além de descrédito e perda crescente de fiéis. Agora, a missão de Francisco é reaproximar a Igreja dos brasileiros e renovar a imagem dos católicos no mundo, ao estilo João Paulo 2º, e ter habilidade e clareza para responder às críticas. Veja a seguir os detalhes que marcaram as passagens dos papas pelo Brasil e o que espera Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2013. 
Dois milhões de pessoas se concentraram neste sábado à noite na praia de Copacabana para a vigília, na qual o papa Francisco lerá uma oração, afirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
"Há dois milhões de pessoas", disse Lombardi à AFP.
Milhares são peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acamparão por toda a noite na areia. No domingo, o papa voltará para a missa de encerramento do evento.
Essa foi a terceira noite consecutiva em que o primeiro papa latino-americano reuniu um mar de gente em Copacabana, após os eventos na quinta e na sexta-feira, que reuniram 1,5 milhão de pessoas em cada noite.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, espera pelo menos três milhões de pessoas para a missa de domingo - "um recorde", segundo ele.
"Espero que se bata o recorde (de público) da história da praia de Copacabana. Acho que haverá entre 2,5 e 3 milhões de pessoas", afirmou Paes.
"Vejo muitos que não são católicos, que não têm o fervor cristão, mas que vêm ver o papa", completou.
 O estudante José Carlos de Oliveira Júnior, 14, morador da favela de Varginha, na zona norte do Rio de Janeiro, afirmou estar emocionado com a chance de ser o coroinha do culto que será celebrado pelo papa Francisco na capela da comunidade, na manhã desta quinta-feira.
"Não sei como fui escolhido, mas o coração está a cem por hora. Faz três anos que eu sou coroinha e nunca imaginei que isso pudesse acontecer", disse.
Júnior disse considerar o pontífice argentino "um cara humilde e com coração bom". Para o jovem, que participa da Jornada Mundial da Juventude, Francisco "gosta do povo e da multidão". Ele afirmou ter a intenção de pedir a bênção do santo padre a pedido da avó. 
A comunidade fica no complexo de Manguinhos e recebeu uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) em 2012.

Visita à prefeitura

 http://imguol.com/c/noticias/2013/07/25/25jul2013---papa-francisco-abencoa-bebe-durante-sua-visita-a-favela-varginha-no-complexo-de-manguinhos-zona-norte-do-rio-nesta-quinta-feira-o-pontifice-fez-um-discurso-na-comunidade-e-entrou-na-casa-1374781577518_1920x1080.jpg

Antes da visitar a favela, o papa participou de cerimônia no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde recebeu do prefeito Eduardo Paes as chaves da cidade. Em seguida, o pontífice fez um breve discurso, no qual abençoou os presentes e, ao final, pediu para os presentes rezarem por ele.
"Muito obrigado por estar aqui e agora, de coração, vou lhes dar a bênção, às suas famílias, amigos, a todos", disse o pontífice. "E rezem por mim", concluiu.
Logo depois, o prefeito Eduardo Paes brincou com Francisco sobre a chuva que, castiga o Rio desde o início da semana, e citou Santa Clara, santidade evocada em simpatias para acabar com a chuva. O papa entrou na brincadeira e falou sobre a crença popular de se jogar ovos para Santa Clara para que o tempo melhore.
Na prefeitura, Francisco foi recepcionado por atletas, como a jogadora de vôlei Fabiana, e ex-atletas, como Zico e Oscar Schmidt, que se ajoelhou diante do pontífice. O coordenador da seleção brasileira de futebol, Carlos Alberto Parreira, também foi cumprimentado pelo papa, assim como o atleta paraolímpico Guilherme de Lima Sales.
O pontífice abençoou a bandeira olímpica para os Jogos de 2016, os quais serão sediados pelo Rio de Janeiro. Além de Paes, o governador Sérgio Cabral também foi cicerone do pontífice durante a visita à prefeitura.

O pontífice deixou a Residência Assunção, no Alto da Boa Vista, zona norte do Rio, por volta das 9h15 e fez o trajeto até a sede da administração municipal em carro fechado. A primeira atividade dele nesta quinta-feira (25) foi uma missa privada na Residência Assunção.  
Às 11h o papa visitará a favela da Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte, pacificada em 2012. Lá, ele deve discursar e se reunir com párocos locais e visitar um campo de futebol e a casa de uma família da comunidade. Depois, encontrará fiéis argentinos no RioCentro, na zona norte.
O último evento do dia é uma festa de acolhida dos jovens, marcada para as 18h na praia de Copacabana. Na ocasião, o papa fará uma saudação ao público e um novo discurso. Estima-se que 1,5 milhão de pessoas comparecerão à atividade.

Confira a visita do papa ao Brasil - Papa Francisco visita Aparecida para primeira missa no exterior

Fonte Olhar Digital
A visita do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude não movimenta apenas multidões, mas também gera um grande volume de fotos, de fiéis e curiosos com o evento histórico.
APARECIDA, 24 Jul 2013 - O papa Francisco chegou nesta quarta-feira (24) ao santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, para venerar a padroeira do Brasil e realizar a primeira missa no exterior de seu pontificado, no terceiro dia de viagem ao Brasil.
Os organizados aguardavam 150 mil fiéis no complexo religioso, a 170 quilômetros de São Paulo, para ver de perto o pontífice argentino, em sua primeira viagem internacional desde que foi eleito em março.
Milhares de pessoas, algumas envolvidas nas bandeiras de Argentina e Brasil, enfrentaram o frio e a chuva fina da madrugada para garantir um lugar na missa.
Cerca de 5 mil policiais e agentes foram mobilizados para fazer a segurança na região e no Santuário Nacional de Aparecida, onde no fim de semana uma bomba caseira de baixo potencial lesivo foi encontrada no banheiro de um estacionamento.
 
A segurança de Francisco, um homem simples que antes de sua eleição como papa se locomovia por Buenos Aires de metrô, foi tema de debate depois que seu carro foi cercado na segunda-feira por uma multidão no trajeto da Base Aérea do Galeão ao centro do Rio de Janeiro, logo após o desembarque no Brasil.
O papa, de 76 anos, foi eleito em março para tentar virar a página da Igreja após uma série de escândalos sexuais e financeiros que deterioraram a imagem do catolicismo.
O papa veio ao Brasil, país com o maior número de católicos do mundo, para presidir as celebrações da Jornada Mundial da Juventude, em uma região onde a Igreja Católica vem perdendo espaço para o secularismo e igrejas evangélicas.
A visita tem uma mensagem com forte conteúdo social. Na segunda-feira, o papa pediu mais espaço e oportunidades para os jovens, que sofrem com o desemprego em várias partes do mundo.
Francisco deixou o Rio nesta quarta de manhã e partiu de avião até São José dos Campos, de onde embarcou em um helicóptero até Aparecida. Inicialmente, o papa seguiria de helicóptero do Rio até o santuário, mas o mau tempo na capital fluminense provocou a mudança de planejamento.
Além da missa, o pontífice fará uma bênção aos milhares de fiéis e deve almoçar com bispos e seminaristas em Aparecida. À tarde, voltará ao Rio de Janeiro, onde vai visitar um hospital utilizado para o tratamento de dependentes químicos.
A partir de quinta-feira o papa terá uma maratona de missas e celebrações da Jornada Mundial da Juventude, um evento religioso que atraiu ao Rio mais de 1,5 milhão de fiéis.
O santuário em Aparecida é visitado anualmente por mais de 10 milhões de fiéis brasileiros. Os papas João Paulo 2o e Bento 16 também estiveram no santuário para venerar uma pequena imagem da Virgem Maria que, segundo a tradição, foi encontrada no século 18 por pescadores.

Morre, aos 72 anos, o cantor e sanfoneiro Dominguinhos

Fonte iBahia
O cantor, sanfoneiro e compositor Dominguinhos, um dos maiores representantes do legado deixado pelo rei do baião, Luiz Gonzaga, morreu aos 72 anos, nesta terça-feira (23), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele morreu às 18h, devido a complicações infecciosas e cardíacas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou a unidade de saúde por meio de nota de falecimento. 
Segundo o Estadão, a esposa do músico, a cantora Guadalupe Mendonça, afirmou que passou a tarde com Dominguinhos e que ouviram juntos a música dele, Casa Tudo Azul, a qual seria a de sua despedida. "Ele partiu assim, lentamente, foi embora com os anjos", afirmou Guadalupe, segundo a publicação.  À Folha de S. Paulo, ela falou sobre o enterro do sanfoneiro: "vamos tentar organizar um velório em São Paulo para que as pessoas possam se despedir dele e, depois, levá-lo ao Recife para o enterro", disse.  
Ele estava internado neste hospital desde o último dia 13 de janeiro, onde vinha sendo tratado desde que fora transferido de Recife. Na capital pernambucana, ele estava internado em um hospital desde o dia 17 de dezembro do ano passado, onde deu entrada com arritmia cardíaca e infecção respiratória. Há seis anos, o sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão.
Nascido em Garanhuns, no dia 12 de fevereiro de 1941, José Domingos de Morais, famoso como Dominguinhos, alcançou grande reconhecido em todo mundo, como grande instrumentista, cantor e compositor. 


 
Em 1950, aos nove anos de idade, conheceu Luiz Gonzaga quando tocava na porta do hotel em que este estava hospedado. Luiz Gonzaga se impressionou com a desenvoltura do menino e o convidou a ir ao Rio de Janeiro. O que o menino fez com toda família. Ao encontrar-se com o rei do baião no Rio, Gonzagão lhe deu de presente uma sanfona e o integrou à sua equipe de músicos. Dominguinhos passou a fazer shows pelo Brasil e participar de gravações.

Exímio sanfoneiro, o autor de grandes sucessos como a linda canção 'Lamento Sertanejo' (Dominguinhos/Gilberto Gil), teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Em sua formação musical Dominguinhos teve influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote e jazz.

Em sua discografia, que contou com diversas participações da sua ex-mulher, a cantora Anastácia, com mais de 40 títulos lançados, estão discos gravados desde a década de 60 (o primeiro foi Fim de Festa - 1964) até os anos 2000 (o último foi o belíssimo Yamandu + Dominguinhos de 2008).
Com uma carreira de 50 anos, o sanfoneiro coleciona prêmios, entre eles o Prêmio da Música Brasileira, conquistado em 2008, e o Prêmio Shell de Música, em 2010, com as composições De Volta pro Aconchego, Gostoso Demais e Tenho Sede, sendo que as duas primeiras são resultado de parceria com o também pernambucano Nando Cordel. Ele foi vencedor também do Grammy Latino com o CD Chegando de Mansinho. Um de seus grandes sucessos - Eu Só Quero um Xodó -, de 1973, teve 250 regravações em vários idiomas entre eles o inglês, holandês e italiano.

Visita do papa atrai dois milhões e quebra recorde de turistas em uma cidade no Brasil

Fonte Terra
A visita do papa Francisco ao Brasil está sendo acompanhada ao vivo na Argentina por meio das principais emissoras de televisão, rádios, redes sociais e até em um telão instalado no centro de Buenos Aires.
A Embratur instalou um telão na Plaza San Martín, no centro da capital argentina, que transmite ao vivo todo o roteiro do papa Francisco pelo Brasil. Porém, a temperatura próxima de zero grau na Argentina durante a exibição da missa em Copacabana desestimulou o comparecimento em massa dos moradores. A expectativa, porém, é de que um público maior seja registrado no fim de semana.
Nas ruas de Buenos Aires, os comentários variam entre o entusiasmo e a indiferença. "Ele é argentino e está encantando os brasileiros. É motivo de orgulho para todos nós", disse a dentista Florência, de 37 anos, que recentemente esteve no Rio de férias com o marido e os filhos. "Nós estamos vendo tudo pela televisão. Emocionante o amor dos brasileiros para com ele", disse.
O jornaleiro Juan Almendíaz, de 48 anos, disse que a visita do Papa ao Brasil é acompanhada com "fervor" por sua família, mas ele "nem tanto". "Ele é franciscano, sempre foi preocupado com os pobres, os excluídos, sempre visitou as villas (favelas) e acho bom, mas não sou católico praticante", afirmou.
Em uma emissora de televisão, um correspondente afirmou: "é um Papa que diz e que faz e que está emocionando os argentinos, os brasileiros e todos". A TV classificou a missa desta quinta-feira como 'Franciscomanía em Copacabana".
"Bagunça"
Uma das frases do Pontífice - dita a uma multidão de argentinos na catedral do Rio de Janeiro - se tornou umas das mais comentadas nos sites e nas rádios da Argentina: "quiero que hagan lío en las dióceses" (quero que façam bagunça nas dioceses, em tradução livre).
O radialista Pepe Eliachev fez a pergunta aos ouvintes, na rádio Mitre, de Buenos Aires, para saber o que a frase poderia significar. "Acho que ele quis dizer que agitem, que participem, que levem a Igreja para a rua, como já dizia aqui em Buenos Aires", disse uma ouvinte.
O jornalista Gustavo Sierra escreveu no site do Clarín que a frase dita aos "mais de 40 mil jovens argentinos" que estão no Rio de Janeiro é "provocadora". Na última vez que foi dita frase semelhante, nos anos setenta, "provocou uma verdadeira revolução aumentando a participação dos jovens na Igreja" tanto de esquerda quanto de direita, escreveu o jornalista.
No canal 9 o debate foi o mesmo. "O que ele quis dizer com fazer bagunça? Surpreendeu. Mas ele é de carne e osso e sabe o que diz", disseram.
Ex-sacerdote
Desde que o ex-sacerdote da igreja de São José de Flores e ex-cardeal de Buenos Aires foi escolhido papa, em março, muitos cidadãos argentinos passaram a se gabar de ter tido algum tipo de contato prévio com Jorge Mario BergoglioAlguns disseram que receberam uma carta dele, foram batizados ou que fizeram a primeira comunhão com ele. "Uma carta de punho e letra e ele me perguntando até pelos meus pais", disse o padre Mario Miceli, que integra a comitiva de peregrinos argentinos que saíram de avião e de ônibus de Buenos Aires.

Um pouco sobre...O Papa Francisco

Fonte Wikipedia
Francisco (em latim: Franciscus) , nascido Jorge Mario Bergoglio SJ (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936) é o 266º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.
É o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história. Se tornou Arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero em 21 de fevereiro de 2001, foi eleito papa em 13 de março de 2013.

Ficheiro:Pope Francis in March 2013.jpg
Infância e Juventude
Jorge Mario Bergoglio nasceu numa família de imigrantes italianos. Seu pai, Mario Bergoglio, nascido em Portacomaro, era um trabalhador ferroviário e sua mãe, nascida em Buenos Aires de pais genoveses, era dona de casa. Seu pai também jogava basquetebol no San Lorenzo, um dos cinco grandes do futebol argentino e cujas origens haviam sido impulsionadas por um padre. Jorge tornaria-se torcedor sanlorencista, já tendo afirmado que não perdeu nenhum jogo do título argentino de 1946, quando tinha então dez anos.Em carta aos dirigentes do clube que o visitaram uma semana após tornar-se Papa, relembrou: "Tem vindo à minha memória belas recordações, começando desde a minha infância. Segui, aos dez anos, a gloriosa campanha de 1946. Aquele gol de Pontoni!".
Nascido e criado no bairro de Flores, atual sede do San Lorenzo,Jorge Bergoglio fez graduação e mestrado em química, na Universidade de Buenos Aires. Na juventude, teve uma doença respiratória que numa operação de remoção lhe fez perder um pulmão. Durante a sua adolescência, teve uma namorada, Amalia. Segundo ela, Bergoglio chegou a pedia-la em casamento durante a época, tendo ele inclusive afirmado que, do contrário, se tornaria padre.
Companhia de Jesus (Jesuítas)
Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em março de 1958. Fez o juniorado em Santiago, Chile. Graduou-se em Filosofia em 1960, na Universidade Católica de Buenos Aires. Entre os anos 1964 e 1966, ensinou Literatura e Psicologia, no Colégio Imaculada, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Graduou-se em Teologia em 1969. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Emitiu seus últimos votos na Companhia de Jesus em 1973. Em 1973 foi nomeado Mestre de Noviços, no Seminário da Villa Barilari, em San Miguel. No mesmo ano foi eleito superior provincial dos jesuítas, na Argentina. Em 1980, após o período do provincialato, retornou a San Miguel, para ensinar em uma escola dos jesuítas.
No período de 1980 a 1986 foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel . Após seu doutorado na Alemanha, foi confessor e diretor espiritual em Córdoba. Além do espanhol, fala fluentemente italiano, alemão, francês e inglês, tendo razoáveis conhecimentos de português.
Episcopado
Em 20 de maio de 1992, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Buenos Aires, com a se titular de Auca (Aucensi) . Sua ordenação episcopal deu-se a 27 de junho de 1992, pelas mãos do cardeal Quarracino, de Dom Emilio Ogñénovich e de Dom Ubaldo Calabresi . Em 3 de junho de 1997, foi nomeado arcebispo coadjutor de Buenos Aires . Tornou-se arcebispo metropolitano de Buenos Aires no dia 28 de fevereiro de 1998.
Foi nomeado ordinário para os fiéis de rito oriental sem ordinário próprio, na Argentina, pelo Papa João Paulo II, em 30 de novembro de 1998.
Pontificado
O cardeal Bergoglio foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, escolhendo o nome de Francisco. Ele é o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, o primeiro Papa do continente americano, do Hemisfério Sul e o primeiro não-europeu investido como bispo de Roma em mais de 1.200 anos, desde São Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741.
Conclave 2013
O conclave de 2013 foi uma reunião dos cardeais eleitores de Igreja Católica Apostólica Romana para a eleição do sucessor do Papa Bento XVI, ocorrido entre 12 de março de 2013 e 13 de março de 2013 .
O conclave de 2013 foi convocado na sequência da renúncia de Papa Bento XVI, anunciada no dia 10 de fevereiro de 2013 e efetivada no dia 28 de fevereiro de 2013. A previsão canônica do ato de renúncia está normatizada no Código de Direito Canônico (Cân. 332, § 2), que declara: “Se acontecer que o Romano Pontífice renuncie ao cargo, para a validade requer-se que a renúncia seja feita livremente, e devidamente manifestada, mas não que seja aceite por alguém.”
As normas para a realização do conclave de 2013 estão previstas no Código de Direito Canônico (Cân. 332) e regulamentadas pela Constituição Apostólica Universi dominici gregis , do Papa João Paulo II, com as alterações feitas por Bento XVI por meio de Motu Proprio em 2007 , pelo qual retoma a norma tradicional sobre a maioria necessária na eleição do Sumo Pontífice e em 2013, por meio do Motu Proprio Normas nonnullas, estabeleceu o preceito de que após 34 votações só são elegíveis nas votações seguintes os dois cardeais mais votados na eleição anterior.
Segundo o Vaticano, o conclave de 2013 começaria de 15 a 20 dias após a renúncia de Bento XVI . No dia 16 de fevereiro, entretanto, o porta-voz da Igreja Federico Lombardi declarou que o Conclave poderia ser antecipado para a primeira quinzena de março, se todos os cardeais já estiverem presentes no Vaticano.Nos bastidores, comentava-se que uma disputa prolongada poderia arranhar a imagem da Igreja, já que a Páscoa poderia chegar sem que a instituição tivesse escolhido um novo líder.
O conclave de 2013 foi presidido pelo cardeal Giovanni Battista Re, cardeal-bispo de Sabina-Poggio Mirteto, devido a ser o cardeal-bispo eleitor de maior precedência.

Um pouco de Rembrandt

Fonte Wikipedia
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leida, 15 de julho de 1606 — Amsterdam, 4 de outubro de 1669) foi um pintor e gravador holandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa.É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.
Tendo alcançado sucesso na juventude como um pintor de retratos, seus últimos anos foram marcados por uma tragédia pessoal e dificuldades financeiras. No entanto, suas gravuras e pinturas foram populares em toda a sua vida e sua reputação como artista manteve-se elevada, e por vinte anos ele ensinou quase todos os importantes pintores holandeses. Os maiores triunfos criativos de Rembrandt são exemplificados especialmente nos retratos de seus contemporâneos, autorretratos e ilustrações de cenas da Bíblia. Seus autorretratos formam uma biografia singular e intimista em que o artista pesquisou a si mesmo sem vaidade e com a máxima sinceridade.

http://www.biografiasyvidas.com/biografia/r/fotos/rembrandt_1640.jpg
 Tanto na pintura como na gravura, ele expõe um conhecimento completo da iconografia clássica, que ele moldou para se adequar às exigências da sua própria experiência; assim, a representação de uma cena bíblica era baseada no conhecimento de Rembrandt sobre o texto específico, na sua assimilação da composição clássica, e em suas observações da população judaica de Amsterdã. Devido a sua empatia pela condição humana, ele foi chamado de "um dos grandes profetas da civilização"
As pinturas sacras foram realizadas por toda a vida do pintor, principalmente de cenas retratadas na Bíblia. Temos como bons exemplos desta fase "O retorno do filho pródigo" em exposição no Museu Hermitage de São Petersburgo e Jacó abençoa os filhos de José no Museu Staatliche Kunstsammlungen Kassel. Muito elogiado por seus contemporâneos, que sempre o revenrenciaram como um mestre intérprete das histórias bíblicas graças à sua habilidade em representar emoções e atenção aos detalhes.
Rembrandt ficou muito famoso pela quantidade de autorretratos que realizou, mais de 100 no total, por 40 anos. Estes autorretratos, que eram leituras psicológicas do autor, foram comparados somente aos que Vincent Van Gogh fez de si mesmo, mais de 200 anos depois. Sempre foi fiel ao rosto que encontrava no espelho, tanto nos momentos felizes quanto nos de desespero, onde encarava as agruras da vida.
Os retratos de grupos estavam em moda na Holanda na época de Remdrandt, onde grupos procuravam os pintores para terem seu retrato imortalizado em uma tela, e ainda podiam dividir os custos da produção entre si. Apesar de ter pintado apenas quatro retratos em grupo, dois dos mais famosos quadros de Rembrandt encontram-se nesta temática, A Aula de Anatomia do Dr. Tulp, em exposição no Museu Mauritshuis, em Haia e A Ronda Nocturna, no Rijksmuseum, em Amsterdã.
Em muitas pinturas bíblicas, como A Subida da Cruz, José Contando Seus Sonhos e A Stoning de São Estevão , Rembrandt pintou-se como personagem na multidão. Acredita-se que Rembrandt fez isto pois, para ela, a Bíblia era um tipo de diário, uma conta sobre os momentos de sua própria vida.
Sabe-se muito bem que Rembrandt tinha um enorme estúdio e muitos alunos. Sua fama era tanta que muitos homens de posses visitavam Amsterdã a fim de comprar uma de suas obras. A lista de alunos de Rembrandt, tanto de Amsterdã, quanto de Leida é bastante extensa, principalmente porque não se sabe se todos foram alunos do mestre ou se foram alunos de algum de seus pupilos, que copiavam sua técnica, devido a sua vasta influência.

Morre Cory Monteith, ator de ‘Glee’

Fonte Veja
Cory Monteith, ator que interpretava o personagem Finn na série Glee foi encontrado morto em um quarto de hotel em Vancouver, no Canadá. Segundo o jornal The Vancouver Sun, a polícia não encontrou vestígios que indiquem algum tipo de crime. Uma autópsia será realizada na segunda-feira. Cory se hospedou no dia 6 de julho no hotel Fairmont Pacific Rim.
Segundo o Variety, a polícia de Vancouver declarou que Cory chegou ao hotel no início da noite de sexta-feira acompanhado de outras pessoas. Imagens do circuito interno mostram que ele foi para o seu quarto sozinho na manhã de sábado, dia 13 de julho. Ele deveria fazer seu checkout na mesma manhã. Ao meio-dia, quando não apareceu, funcionários do hotel foram ao seu quarto. Paramédicos foram chamados, mas o ator foi declarado morto no local. Ele tinha 31 anos.
Representantes da família do ator emitiram uma nota oficial ao Hollywood Reporter que diz: ‘É com tristeza que confirmamos as notícias sobre a morte de Cory Monteith. Estamos em estado de choque e luto por esta perda trágica’. Em nota divulgada à imprensa, a 20th Century Fox, que produz a série Glee, disse que ‘Cory era um talento excepcional e uma pessoa ainda mais excepcional. Era um verdadeiro prazer trabalhar com ele. Todos sentirão tremendamente sua ausência. Nossos pêsames para a família e às pessoas que ele amava.
 
A morte do ator ocorre quase três meses após ele se internar em uma clínica de reabilitação para se livrar da dependência química, sendo que esta não foi a primeira vez que ele se submeteu a um tratamento deste tipo. Quando se internou, Cory se afastou da produção da quarta temporada de Glee, o que levou o ator a se ausentar de pelo menos dois episódios que foram produzidos sem ele.
Cory Allan Michael Monteith nasceu no dia 11 de maio de 1982 em Calgary Alberta, mas cresceu em Victoria, British Columbia, Canadá. Os pais de Cory, um militar e uma decoradora de interiores, se divorciaram quando ele ainda era pequeno.
Profundamente afetado com o divórcio, Cory se tornou um adolescente problemático, apresentando dificuldades de concentração e aprendizado na escola. Aos treze anos, ele começou a fazer uso de drogas e bebidas alcóolicas. Conforme sua dependência foi aumentando, ele largou a escola e começou a roubar. Aos 19 anos, se internou pela primeira vez em uma clínica de reabilitação.
Recuperado, ele voltou aos estudos e começou a trabalhar. Cory passou por um Call Centre, dirigiu um ônibus escolar e foi garçom. Um amigo o convenceu a entrar em um curso de arte dramática. Sem dinheiro para pagar as aulas, ele caiu nas graças do diretor do curso. Percebendo a extrema timidez de Cory e sua necessidade de se agarrar a algo, Andrew McIlroy permitiu que ele assistisse algumas aulas gratuitas. Um dia, Cory apresentou um monólogo que impressionou os professores.
Algum tempo depois, ele se mudou para Vancouver, onde arranjou um emprego de garçom. Com o dinheiro, pagou um curso de arte dramática e, sempre que podia, fazia testes para produções televisivas. Durante um tempo ele fez figuração em telefilmes, como Kraken: Tentacles of the Deep e em Hybrid. Aos poucos, seus papéis foram crescendo. Ao longo dos anos, ele foi visto em episódios de Stargate SG-1, Stargate Atlantis, Young Blades, Supernatural, Smallville e Fear Itself, entre outras.

Lea e Cory em 2011
Entre 2006 e 2007, Cory teve participações recorrentes na série Kyle XY, na qual interpretou Charlie Tanner, o namorado de Amanda, menina por quem Kyle é apaixonado. Em 2007, ele entrou para o elenco de Kaya, série da MTV que teve apenas uma temporada produzida.
O sucesso veio com Glee. Em seu primeiro teste, Cory gravou um vídeo no qual mostra seu talento como baterista (durante um tempo, ele fez parte de uma banda). Os produtores pediram que ele fizesse um teste como cantor.
Com uma voz fraca, Cory não conseguiu impressionar os executivos da Fox, mas foi capaz de conquistar os produtores da série, que viram nele as qualidades necessárias para interpretar o jovem Finn.
No início da série, sempre que Finn cantava, a equipe de produção apelava para um recurso técnico que elevava a voz do ator, fazendo-a parecer mais potente. Com o tempo e com as aulas, o ator conseguiu trabalhar sua voz a ponto de não precisar mais utilizar este tipo de recurso.
Ao longo da produção de Glee, Cory se envolveu com Lea Michele, atriz que interpreta Rachel. Os dois ainda estavam juntos quando o ator morreu.
Cory deixa dois trabalhos ainda inéditos. Ele está no elenco dos filmes All The Wrong Reasons e McCanick.


Um pouco de Franz Kafka

Fonte Wikipedia
Franz Kafka (Praga, 3 de julho de 1883 — Klosterneuburg, 3 de junho de 1924) foi um dos maiores escritores de ficção do século XX. Kafka era de origem judaica, nasceu em Praga, Áustria-Hungria (atual República Checa), e escrevia em língua alemã. O conjunto de seus textos— na maioria incompletos e publicados postumamente — situa-se entre os mais influentes da literatura ocidental.
Em obras como a novela A Metamorfose (1915) e romances como O Processo (1925) e O Castelo (1926), retratam indivíduos preocupados com um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático.
Em 2012, depois de anos de disputa, a colecção de documentos, que inclui inéditos e documentos pessoais de Franz Kafka e Max Brod vai ser entregue à Biblioteca Nacional de Israel. A decisão do tribunal de Tel Aviv obriga as filhas da antiga secretária de Brod a devolverem o espólio.
Tudo começou logo após a morte de Kafka em 1924, quando o amigo e testamenteiro literário Max Brod, também escritor, jornalista e compositor, não queimou manuscritos, diários e cartas e tudo o que restava, como era a última vontade do escritor.
Max Brod emigrou para a Palestina em 1939 fugindo à perseguição nazi, dando instruções a Esther Hoffe, secretária e amante, que quando morresse todos os documentos fossem depositados na Biblioteca Nacional de Jerusalém. O que nunca viria a acontecer.
Brod morreu em 1968 e Esther Hoffe não respeitou o pedido e ficou com o espólio.Em 1998 decidiu levar a leilão o manuscrito de O Processo, que viria a ser adquirido, pelo equivalente a cerca de milhão e meio de euros, pelo Ministério da Cultura alemão, ficando depositado na Biblioteca de Marbach am Neckar, uma pequena cidade no Sul do país, no estado de Baden-Württemberg, a uns 35 km de Estugarda.
Esther, que morreu em 2007, decidiu deixar às filhas o espólio de Kafka. Após a morte da mãe, em 2007, Eva e Ruth quiseram fazer valer os direitos também sobre parte daquele patrimônio que entretanto foi descoberto no apartamento de Esther, em Tel Aviv.
Foi nessa altura que o Estado de Israel decidiu intervir, reivindicando o espólio para a Biblioteca Nacional de Jerusalém. Soube-se então que outra parte do espólio estava depositado, desde há várias décadas e ainda por iniciativa de Max Brod, num banco na Suíça.
 
 
A escrita de Kafka é marcada pelo seu tom despegado, imparcial, atenciosa ao menor detalhe, e abrange os temas da alienação e perseguição. Os seus trabalhos mais conhecidos são as pequenas histórias A Metamorfose, Um artista da fome e os romances O Processo, América e O Castelo. Os seus contos são julgados como verdadeiros e realistas, em contato com o homem do século XXI, pois os personagens kafkianos sofrem de conflitos existenciais, como o homem de hoje. No mundo kafkiano, os personagens não sabem que rumo podem tomar, não sabem dos objetivos da sua vida, questionam seriamente a existência e acabam sós, diante de uma situação que não planejaram, pois todos os acontecimentos se viraram contra eles, não lhes oferecendo a oportunidade de se aproveitar da situação e, muitas vezes, nem mesmo de sair dela. Por isso, a temática da solidão como fuga, a paranoia e os delírios de influência estão muito ligados à obra kafkiana, sendo comum a existência de personagens secundários que espiam, e conspiram contra o protagonista das histórias de Kafka (geralmente homens, à exceção de alguns contos onde aparecem animais e raros onde a personagem principal é uma mulher). No fundo, estes protagonistas não são mais que projecções do próprio Kafka, onde ele expõe os seus medos, a sua angústia perante o mundo, a sua solidão interior, sua problemática em lidar com a família e o círculo social

Pintor ganha 58 milhões de dólares na Justiça após perder parte do crânio em briga

Fonte G1
Um pintor de paredes foi indenizado em 58 milhões de dólares (R$ 129,8 milhões) nos Estados Unidos, depois de ter perdido parte do crânio em uma briga de bar. Antonio Lopez Chaj, de 43 anos, não consegue mais falar e ganhou na Justiça um processo contra uma empresa de segurança.
Chaj apareceu em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, acompanhado de parentes e dos advogados, para explicar o caso. Quando ele retirou o boné, foi possível ouvir comentários surpresos, segundo a reportagem da agência de notícias Associated Press. Esta é a maior indenização já concedida a alguém na Califórnia por danos físicos, de acordo com os advogados.

Antonio Lopez Chaj perdeu parte do crânio 
 
- O crânio dele é como uma torta, com 25% cortada - comparou o advogado, Federico Sayre.
Antonio Lopez Chaj foi ferido em 2010, quando tentou separar uma briga entre um barman e um segurança, que atacavam dois sobrinhos dele. Segundo os advogados, o segurança, “destreinado”, atacou Chaj com um bastão, chutou a cabeça dele diversas vezes e a bateu contra o chão mais quatro vezes, mesmo quando ele já estava inconsciente.
- Foi um espancamento brutal e horrível de um cara que não deveria estar trabalhando ali - frisou Sayre.
O segurança funcionário da empresa processada, identificado como Emerson Quintanilha, desapareceu sem deixar rastro. O barman também não foi encontrado pela Justiça americana para responder pela agressão.
- Eu acho que ele ficou louco, perdeu a cabeça - disse o advogado, em relação a Quintanilha.
Chaj estava em um bar, depois do trabalho, com os dois sobrinhos e o irmão. Todos pintores de parede. Um dos sobrinhos se envolveu em uma briga com o barman. Em seguida, o segurança começou a agredir as outras pessoas do grupo. Ele contou aos advogados que gritou "pare de bater nos meus sobrinhos". Depois, perdeu a consciência com a pancada.
- Ele não pode falar e precisa de cuidado 24 horas por dia - frisou o advogado.

Homem de 34 morre durante treino de exercícios físicos em academia

Fonte G1
Um homem de 34 anos morreu enquanto praticava exercícios físicos nesta segunda-feira (1º) em uma academia de Ouro Fino (MG). Segundo o atestado de óbito, a vítima sofreu um infarto fulminante. José Waldsar Caboclo frequentava a academia há um ano.
Conforme o proprietário da academia, antes de passar mal, o homem reclamou de cansaço. Segundo ele, aparentemente o aluno não apresentava nenhum problema de saúde. 
"Junto com outro professor fizemos uma massagem cardíaca, chamamos a ambulância, tentamos salvá-lo. Ele frequentava a academia normalmente, era saudável, novo, gostava de malhar", disse o dono da academia.
Amigos disseram que José Waldsar não bebia e não fumava e tinha o hábito de tomar vitaminas e suplementos alimentares.
A vítima havia se casado em maio do ano passado e tinha uma filha. A família dele preferiu não fazer a autópsia do corpo e o médico atestou apenas que ele sofreu um infarto fulminante.

Homem de 34 anos passou mal e morreu após exercícios em academia (Foto: Reprodução EPTV)Homem de 34 anos passou mal e morreu após exercícios em academia (Foto: Reprodução EPTV)

Independência na Bahia é festejada com desfile e manifestação nas ruas

Fonte G1Bahia
A Bahia festeja 190 anos da Independência do Brasil no Estado nesta terça-feira (2). Esse ano, é a primeira vez que a data cívica é comemorada após o reconhecimento nacional da data pela presidente Dilma Rousseff no dia 11 de junho. Desde o início da manhã de feriado em todo o estado, organizadores, moradores e alguns manifestantes já podiam ser vistos nas redondezas do Largo da Lapinha, bairro do centro antigo de Salvador.
Protestos acompanharam o cortejo sem confrontos com a Polícia Militar. Um incidente registrado pela manhã, que não está relacionado com as manifestações, foi uma mulher que arremessou um copo de cerveja na direção do governador Jaques Wagner.
Houve tumulto e os seguranças atuaram para protegê-lo e conter a ação da mulher. O governador não ficou ferido. A Polícia Militar informou que não havia registro sobre o ocorrido até as 12h40 desta terça-feira. A assessoria do governo diz que a mulher não foi detida, e ressalta que ela estava nervosa e foi apenas contida pelos seguranças.

 
Uma alvorada de fogos abriu os festejos por volta das 6h. Por volta das 8h, já com centenas de pessoas acompanhando o evento, foi feito o hasteamento das bandeiras de Salvador, Bahia, Brasil e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), feito, respectivamente, pelo prefeito ACM Neto, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, e o governador Jaques Wagner. O vice-presidente do IGHB, Eduardo Jorge Mendes de Magalhães, fez o hasteamento da bandeira da entidade. A cerimônia foi realizada ao som do Hino Nacional, executado pela banda de música da Marinha.
Este ano, segundo o coronel Alfredo Castro, comandante da Polícia Militar da Bahia, foram colocados nas ruas 700 policiais a mais em relação ao ano passado. "É para garantir a segurança de quem acompanha e de quem veio protestar, não há a intenção de coibir nenhum ato", afirmou o coronel, que acompanhou boa parte do cortejo dando orientações a alguns PMs.
Pouco antes do cortejo começar a sair, o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto falaram da importância do 2 de Julho e das manifestações que ocorrem em Salvador há quase um mês. "O 2 de Julho é o momento em que as pessoas homenageam a luta e demonstram civismo. É um espírito simbólico compatível com a democracia. Essa a uma festa do povo, que vai às ruas celebrar a história e homenagear os heróis da Independência. O civismo sempre foi o tom dessa festa, e esse ano ainda mais, por conta das manifestações e do clamor que vem das ruas”, disse.
"Para mim é a maior festa da Bahia. Esse ano, o 2 de Julho é especial, por ter se tornado data nacional e pelas manifestações, pelas pessoas que estão vindo para a rua. Acho isso importante para a construção de um país mais forte democraticamente", afirmou o governador Jaques Wagner.

Manifestação durante o cortejo do 2 de julho na Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Manifestação durante o cortejo do 2 de Julho na Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)
Manifestações

Sem liderança, manifestantes do Movimento Passe Livre Salvador (MPL) seguiram logo em frente ao cortejo, que foi puxado pelas imagens da cabocla e do caboclo, símbolos da Independência do Brasil na Bahia. O grupo afirmou que tem a intenção de também acompanhar o evento à tarde, de maneira pacífica. Pelas ruas do centro antigo, os manifestantes pediram, além de melhorias no transporte, investimentos na área de educação, saúde e infraestrutura.

 
Vários grupos diferentes foram ao cortejo com cartazes e faixas para fazer reivindicações. A funcionária pública Eunice Costa levou uma faixa para o cortejo, onde ela pede mais saúde, mais educação e uma reavaliação da distribuição do Bolsa Família. "Falta investimento em tudo. A universidade pública, por exemplo, não tem estrutura. Um país sem educação não desenvolve tecnologia e outras coisas. Não sou contra o Bolsa Família porque a barriga não aguenta, mas tem que educar os pais, além dos filhos", disse.
Havia um grupo que protestava contra o Ato Médico, aprovado no plenário do Senado em junho. Pelo texto, serão privativos dos formados em medicina atividades como diagnóstico de doenças, prescrição de medicamentos, cirurgias, internações, altas hospitalares, entre outros.

Casa com fachada enfeitada em homenagem ao 2 de Julho, em Salvador, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1) 
Casa de Cecília enfeitada, em Salvador
(Foto: Lílian Marques/ G1)
Participação popular
 
Crianças, adultos e idosos acompanharam o cortejo do chão e das janelas de algumas casas que ficam no trajeto do evento. Algumas delas estavam enfeitadas em homenagem à data cívica.
Dona Cecília, moradora da região da Lapinha há quatro anos, decorou a fachada da casa, que fica ao lado do largo de onde sai o cortejo, com bolas nas cores azul, vermelho e branco, além de usar bandeiras. "Usei 500 bolas para arrumar a casa. Há 55 anos faço isso, mesmo antes de morar aqui, porque gosto de participar. A festa é nossa!", afirma.
Independência do Brasil na Bahia
Apesar da Independência do Brasil ter sido declarada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, na Bahia, o exército português ainda resistia, dominando o território.
Somente um ano depois, em 2 de julho de 1823, a Bahia se tornava independente de Portugal. Para celebrar a data, foi criado o hino ao 2 de Julho, de autoria do militar baiano Ladislau dos Santos Titára.
De acordo com o mestre em história Lucas de Faria Junqueira, a letra do hino é uma referência ao momento que o estado passava. "Inclusive enfatizando o caráter 'brasileiro' do processo, como afirma sua primeira estrofe: 'Nasce o sol a 2 de Julho/Brilha mais que no primeiro/É sinal que neste dia/Até o sol é brasileiro'. Cita as campinas do Cabrito e Pirajá, locais de batalhas da guerra, além de conter versos como 'O Brasil já tem jurado/Independência ou morrer'", explica Lucas.

 Moradores acompanham cortejo da varanda de casa, na Bahia

 Caboclo, um dos símbolos da Independência, na saída do cortejo do 2 de julho, em Salvador

Conheça a história e a importância do dia 2 de julho para a Bahia

Fonte Wikipedia
História da Independência começa a ganhar força no início de 1822. Portugueses ficaram acuados e fugiram na madrugada do dia 02/07/1823.
A Independência da Bahia foi um movimento que, iniciado em 1821 (mas com raízes anteriores) e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção daquela então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da independência do Brasil.

Aderira Salvador à Revolução liberal do Porto, de 1820 e, com a convocação das Cortes Gerais em Lisboa, em janeiro do ano seguinte, envia deputados como Miguel Calmon du Pin e Almeida na defesa dos interesses locais. Divide-se a cidade em vários partidos, o liberal unindo mesmo portugueses e brasileiros, interessados em manter a condição conquistada com a vinda da Corte para o país de Reino Unido, e os lusitanos interessados na volta ao status quo ante

http://www.fpc.ba.gov.br/wp-content/uploads/2013/06/dois-de-julho-site.jpg
Dividem-se os interesses, acirram-se os ânimos: de um lado, portugueses interessados em manter a província como colônia, do outros brasileiros, liberais, conservadores, monarquistas e até republicanos se unem, finalmente, no interesse comum de uma luta que já se fazia ao longo de quase um ano, e que somente se faz unificada com a própria Independência do Brasil a partir de 14 de junho de 1822, quando é feita na Câmara da vila de Santo Amaro da Purificação a proclamação que pregava a unidade nacional, e reconhecia a autoridade de D. Pedro I.
Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 07 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu Hino afirma ter o Sol que nasceu ao 02 de julho brilhado "mais que o primeiro".

http://s2.glbimg.com/Ak7wzLwLsFGX2gnAD6NeNlQ-YHs=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/07/02/2-de-julho_egi.jpg
 Os baianos vão às ruas para protestar e entram em confronto com os soldados portugueses. Na busca pelos rebelados, que teriam se escondido no Convento da Lapa, os portugueses matam a freira Joana Angélica. Os brasileiros que queriam a independência não se acovardaram. Meses depois, em 12 de junho, a Câmara de Salvador tenta romper com a coroa portuguesa. O general Madeira de Melo coloca as tropas nas ruas e impede a sessão. Dois dias depois, em Santo Amaro, os vereadores declaram D. Pedro o defensor perpétuo do Brasil independente, o que significa não obedecer mais ao rei de Portugal.No dia 25 de junho é a vez da Vila de Cachoeira romper com a Coroa portuguesa. Outras vilas seguem o exemplo. Cachoeira se torna quartel general das tropas libertadoras. Voluntários surgem de várias partes.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjk89Ekk-LNbe-jBgzCt2MJbNY48VL6rMnOV7IoQN-x7xlNboa0GPUQlv5CVPYZY5gNZzA4ls4g54EvdvOJ3O6L-iU0AzYmI1e_KYWfaGujxq7-cfKyynuqkJL8KFq6VKhLjbcp_08K15c/s1600/maria_quiteria.jpg
Os vaqueiros da cidade de Pedrão, comandados pelo padre Brayner, ficaram conhecidos pela bravura – armas de caça da Caatinga se transformaram em arma de guerra. Entre os voluntários, se destaca Maria Quitéria, que se vestiu de homem e lutou como soldado contra o domínio português. Na ilha de Itaparica, a defesa foi feita por pescadores armados de facões e garruchas. Em São Paulo, D. Pedro declara independência em 7 de setembro, mas na Bahia os portugueses resistem.
Canhões de Fortes da Baía de Todos os Santos são roubados para armar a improvisada frota de saveiros, que enfrentaram a esquadra de Portugal. D. Pedro I envia tropas comandadas pelo general Labatut e naus comandadas por Lo Cotrem, mas é o exército de voluntários que luta em batalhas secretas. A pior delas: a de Pirajá.Cercados por terra e mar, os portugueses ficam acuados em Salvador. Decidem então abandonar a cidade e fogem por mar, na madrugada do dia 2 de julho de 1823. Pela manhã, o exército brasileiro entra vitorioso na cidade.