Violência x Professores...

 Li e vale muito a pena ler e refletir sobre o assunto...


Imagem do Google


 A violência na escola: a percepção dos alunos e professores

Autora: Aída Maria Monteiro Silva

A seguir, algumas questões para sua reflexão. Na sua escola:
- Todas as pessoas (alunos, funcionários, professores, pais...) são respeitadas?
- Os professores têm se atualizado, visando um ensino de qualidade?
- Os temas da violência e dos direitos dos cidadãos fazem parte integrante do currículo escolar?
- A escola oferece palestras e cursos sobre o tema da violência? Esses eventos têm contado com a participação da família e da comunidade?
- As diferentes opiniões são respeitadas ?
- As famílias têm assumido o seu papel na formação de seus filhos?
- As expressões dos alunos sobre as mais variadas situações têm sido incentivadas?
Se você respondeu sim à maioria das perguntas, ótimo! Sua escola exercita parte das sugestões de alunos e professores que participaram da pesquisa realizada pela autora desse texto, que discute a questão da violência na escola em busca de soluções criativas e coletivas.
"A questão da violência e as violações dos direitos humanos no Brasil, especialmente as que atingem a vida e a integridade física dos indivíduos, além de serem amplamente divulgadas na sociedade em geral, aparecendo com bastante ênfase nos meios de comunicação de massa, constituem-se, segundo as pesquisas de opinião pública, em uma das maiores preocupações da população nas grandes cidades."
"Esta negação dos direitos fundamentais à maioria da população brasileira encontra explicação no modelo econômico e social excludente, que apresenta grandes disparidades quanto ao acesso da população aos bens sociais, caracterizando-se como uma sociedade que apresenta uma das piores distribuições de renda do mundo. A convivência dos indivíduos, em extrema desigualdade social, certamente é um dos fatores que muito contribuem para a degradação do comportamento humano."
"É preciso que trabalhemos um novo formato de prática pedagógica, em que a escola passe a ser, de fato, local de aprendizagem, de uma nova cultura, a da aprovação e da formação da cidadania, entendida como a materialização dos direitos sociais a todos os cidadãos."
Publicação: Série Idéias n. 28. São Paulo: FDE, 1997
Páginas: 253-267

Nenhum comentário:

Postar um comentário