Profissões do Futuro

Fonte: Carreiras, Enem 2011

Com o advento da informática e o crescimento do mercado digital houve não apenas uma mudança no mercado profissional, como as profissões do futuro tem mudado constantemente. Uma profissão promissora hoje pode facilmente se tornar defasada em pouco tempo com o surgimento de novas tecnologias. Contudo, baseado em estudos de mercado e análise de novas tecnologias é possível prever quais são as carreiras que estarão em destaque no futuro. O Enem Virtual consultou analístas de mercado internacionais para criar a lista de carreiras e profissões que você precisa ficar atento caso queira escolher um curso que lhe dará uma excelente compensação profissional quando ingressar no mercado de trabalho.
Com o crescimento das relações internacionais, todas as carreiras listadas oferecem grandes possibilidades profissionais não apenas no Brasil, mas em muitos outros países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, entre outros.

Imagem Google

Profissões do Futuro

Especialista em Segurança Digital.

Segurança cibernética é uma indústria crescente. Acredita-se que em poucos anos haverá uma enorme escasses de profissionais desta área no mercado e especialistas em segurança cibernética serão cada vez mais requisitados por empresas, principalmente multi-nacionais que precisam constantemente proteger seus dados e websites contra hackers e acessos não autorizados. Esta é uma carreira com facil colocação profissional no mercado mundial

Requisitos da carreira: Graduação na área, inglês fluente

Cursos recomendados: Sistemada da Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação.
Salário Médio Atual: Aproximadamente $100.000,00 reais por ano

Gerente de Mídias Sociais

Mídia social deixou de ser apenas uma diversão para virar profissão, e uma das mais bem pagas. Tudo começou com Facebook, Twitter e LinkedIn e se expandiu para muitas outras plataformas. As organizações estão empregando agora gerentes de mídia social para supervisionar suas comunidades on-line e divulgar a marca e produtos da empresa. As Mídias Sociais vieram para ficar e haverá um grande aumento na procura por este tipo de profissional nos próximos anos.

Requisitos da carreira: Graduação na área, inglês fluente, Sólidos Conhecimentos de Informática, Cursos Especializados

Cursos recomendados: Marketing, Publicidade e Propaganda.
Salário Médio Atual: Aproximadamente $75.000,00 reais por ano

Administrador Digital

Por muitos anos o mercado para administradores de empresas permaneceu estagnado, com muitos dos seus profissionais migrando para novas áreas. O crescimento das empresas .com colocou o administrador de empresas de volta no cenário profissional. Atualmente, profissionais desta área com experiência internacional e atualizados com as tendências do mercado digital são ferozmente disputados por grandes empresas de todo mundo.O administrador digital é responsável pela administração de empresas .com ou empresas com grande presença online.

Requisitos da carreira: Graduação na área, inglês fluente, conhecimentos de Marketing, Especialização no Exterior ou MBA

Cursos recomendados: Administração de Empresas.
Salário Médio Atual: Aproximadamente $110.000,00 reais por ano

Pesquisador de células-tronco

Embora a pesquisa de células tronco seja um tema controverso e em constante discussão, a investigação em células estaminais está começando a ganhar espaço. A tendência é que esta área cresça muito nesta década e aumente a oferta de emprego para pesquisadores especializados para o desenvolvimento de curas para doenças, melhorias genéticas, e outros benefícios que as pesquisas com  células tronco podem trazer.

Requisitos da carreira: Graduação na área. inglês

Cursos recomendados: Ciências Biológicas, Ciências Físicas e Biomoleculares, Ciências Moleculares, Medicina
Salário Médio Atual: Aproximadamente $130.000,00 reais por ano.


Atuários

Você é bom com números? Você poderia encontrar uma carreira gratificante na indústria de serviços financeiros. Há uma previsão de crescimento de 40% para profissionais desta área nos próximos anos. Hoje muitas empresas possuem planos de pensão e os trabalhadores vcada vez mais precisam de ajuda com o planejamento da aposentadoria. Atuários medem a probabilidade estatística de determinados eventos ocorrem. O campo atuarial tem uma taxa de crescimento projetado de 24% nos próximos anos e uma ampla expansão do setor.

Requisitos da carreira: Graduação na área

Cursos recomendados: Ciências Econômicas, Ciências Atuárias, Estatística, Curso de Economia
Salário Médio Atual: Aproximadamente $100.000,00 reais por ano

Desenvolvedor de Algorítimo

Toda vez que você faz uma busca no Google um detalhado algorítimo analísa sua busca e gera as páginas mais relevantes para você. Contudo, se engana quem pensa que os algorítimos se limitam à area da informática. Hoje setores como os de serviços financeiros são cada vez mais dependentes dos algorítimos, de fato os algorítimos estão por todos os lados, de terminais bancários à lojas online.

Requisitos da carreira: Graduação na área, Inglês Fluente, Sólidos conhecimentos matemáticos e de informática.

Cursos recomendados: Física, Matemática, Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Estatística, Física Computacional
Salário Médio Atual: Aproximadamente $140.000,00 reais por ano

Analistas de Energias Alternativas

Sustentabilidade tornou-se uma preocupação em todo o mundo e também entre as empresas. Hoje muitas organizações ao redor do mundo estão desenvolvendo e implantando formas alternativas de energia para garantir uma vantagem competitiva no mercado e estar a frente neste setor em ampla expansão. O Analísta de Energias Alternativas vai avaliar as melhores opções de sustentabilidade para empresas. Já o Engenheiro deste setor vai desenvolver formas eficientes de explorar energias alternativas como heólica, solar, entre outras.

Requisitos da carreira: Graduação na área.

Cursos recomendados: Ciências da Natureza, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica-Eletrônica e Sistemas de Energia e Automação, Geofísica, Geografia, Geologia,
Salário Médio Atual: Aproximadamente $90.000,00 reais por ano

Outras Carreiras e Profissões do Futuro

Advogado de propriedade intelectual e digital – Profissional especializado em direito cibernético para assuntos de propriedade intelectual e direito digital.
Engenheiro Mecatrônico:  Combina engenharia mecânica, eletrônica, engenharia de controle e computadores no processo de design de produto.
Arquiteto de Design Digital: Arquiteto especializado na construção de prédios high-tech usando tecnologia de ponta para o desenvolvimento de edifícios modernos, sustentáveis e com baixo consumo de energia e materiais.
Engenheiro de simulação – Há um simulador para quase tudo hoje em dia, desde cirurgias à aeronaves. No futuro haverá um grande crescimento no mercado para engenheiros que ajudarão no desenvolvimento de simuladores.
Conselheiro genético – A genética estão avançando rapidamente. Hoje já é possível prever sua disposição para algumas doenças. Oem pouco tempo eles serão capazes de escolher o sexo de suas crianças bem como outras características. Com a ajuda de conselheiros genéticos, as famílias podem educar-se em tecnologias genéticas disponíveis.
Analista de imagem – Muito importante hoje no cenário político. Será cada vez mais requisitado em outras áreas para acessoria de empresários, esportistas e outros profissionais. O analista de imagem cuida não da aparência, mas sim da apresentação da pessoa, como ela deve se comunicar, proceder e se portar.
As profissões do futuro estão sempre mudando, confira esta página novamente para conferir as novas atualizações com novas carreiras do futuro.