Calendário de festas populares Salvador-Ba

1 de dezembro de 2012

Fonte G1
No dia 8, festa de Nossa Senhora da Conceição também reunirá multidão. Até o carnaval, baianos seguem lista de celebrações religiosas importantes.
Celebrado na próxima terça-feira (4) em Salvador, o dia de Santa Bárbara marca oficialmente o início do ciclo das festas populares na Bahia. Considerada patrimônio imaterial pelo Governo do Estado desde 2008, a festa de Santa Bárbara reúne católicos e candomblecistas que comemoram o dia da santa e da divindade da religião de matriz africana, Iansã.
Seguindo o calendário das festas populares, no dia 8 de dezembro é celebrada a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. Já no dia 1º de janeiro de 2013, ocorre a procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes, que leva a imagem do Bom Jesus, da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a igreja Boa Viagem, em Salvador.
No dia 10 de janeiro, será realizada a tradicional Lavagem do Bonfim. Mantida há mais de dois séculos, a festa também marca a presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé que celebram o dia do Senhor Bom Jesus do Bonfim e Oxalá no cortejo em direção à Colina Sagrada. Além do contexto religioso, a Lavagem do Bonfim também é caracterizada pela grande festa que acompanha e circunda o trajeto de fé.
Em fevereiro, no dia 2, o Largo do Rio Vermelho é tomado por fiéis de Yemanjá, que levam presentes para a rainha do mar que são entregues por pescadores durante uma procissão marítima. O calendário das principais festas populares é encerrado com o Carnaval de Salvador, que em 2013 será realizado de 7 a 12 de fevereiro de 2013.

Lavagem do Bonfim (Bahia) (Foto: Ingrid Maria Machado/G1 BA)
Imagem Google

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

  © Ourblogtemplates

Back to TOP