Como utilizar o sistema de bicicletas alugadas em Salvador

Fonte G1
A Prefeitura de Salvador inaugurou  na Praça Castro Alves, uma das primeiras estações de compartilhamento de bicicletas do "Movimento Salvador Vai de Bike".
No Dia Mundial sem Carro, começa a funcionar a ciclofaixa entre o Campo Grande e o Centro Histórico, com cinco estações de compartilhamento bicicletas.
As primeiras cinco estações ficam na Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Porto da Barra e Jardim Apipema. Até o final do ano, segundo a gestão municipal, serão 40 estações de compartilhamento em vários pontos da cidade, do Comércio à Orla Atlântica, onde a Prefeitura também pretende recuperar as ciclovias.
Para utilizar as bicicletas, é preciso fazer um cadastro no site www.bikesalvador.com e pagar uma taxa de adesão de R$10. O acesso pode ser feito via aplicativo através de celular nas próprias estações de compartilhamento, que disponibilizarão acesso à internet via Wi-Fi, segundo a prefeitura da capital baiana.

A adesão ao serviço vale por 12 meses, e não há cobrança de tarifas diárias ou mensais. O usuário só paga algum valor extra se ultrapassar o tempo de 40 minutos utilizando a bicicleta (R$5 a cada meia hora). É preciso ter cartão de crédito.
Quem pegar uma bicicleta numa estação pode devolver na outra. O intervalo mínimo para o uso de uma segunda bicicleta pelo mesmo usuário é de 15 minutos.O sistema de compartilhamento pode ser usado diariamente, das 6h às 22h. Já as ciclofaixas, incluindo a primeira, do Campo Grande ao Centro Histórico, só poderão ser utilizada aos domingos e feriados, das 7h às 16h.De acordo com a Prefeitura de Salvador, o projeto de requalificação da orla de Salvador já prevê a implantação de ciclovias permanentes, o que vai possibilitar a ampliação do sistema de compartilhamento.