Fonte: Wikipedia
Produção Editorial é a transformação de um projeto original em uma
publicação atraente. A tarefa do profissional é desenvolver e coordenar projetos
editoriais, nas mídias impressa, eletrônica e digital, em todos os
seus estágios.
A área de atuação em Produção Editorial é bastante ampla, porque a profissão
trata de tudo o que é "editável", podendo englobar todas as mídias. Dentro de
cada uma, o profissional atua em várias etapas do processo de edição - da
seleção de originais à produção gráfica, da consultoria de tendências editoriais
à revisão de um produto.
O campo de atuação em Produção Editorial pode se confundir em alguns momentos
com o do Jornalismo, Publicidade
e até do Design Gráfico, mas é basicamente o da
edição de livros, revistas, encartes de CDs e folders publicitários, na mídia impressa, de vídeos,
filmes e áudios (tv, cinema e rádio) na mídia eletrônica, e de CDs-ROM e páginas
da Internet, na mídia digital.
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O curso de Produção Editorial oferece uma formação profissional abrangente,
com enfoque em todas as fases da edição, para que ao final
dos quatro anos ele esteja habilitado não apenas a atuar em cada uma das etapas
do processo, mas também a coordenar o trabalho de outros profissionais
especializados. Trata-se de uma habilitação do curso de Comunicação Social. Em
algumas instituições, é denominada Editoração ou Editoração Multimídia.
O principal nicho de trabalho para os graduados está em editoras comerciais,
escritórios de prestação de serviços editoriais e empresas de comunicação em
geral. Destaca-se atualmente o papel de profissionais autônomos em atividades de
produção e consultoria. Algumas áreas em expansão são as de livros didáticos,
publicações científicas e institucionais. Além disso, é possível exercer
atividades de pesquisa e docência em instituições de ensino técnico e
superior.
O curso de Produção Editorial tem como objetivo formar profissionais com
habilidades e competências específicas para o exercício profissional no campo
das mídias impressas, eletrônicas e digitais. O graduando recebe uma formação
humanística e técnica que contempla as novas tecnologias de comunicação e
informação, as artes, o gerenciamento dos processos de editoração e as relações
sociais.
Capacitar o aluno para atuar no mercado da comunicação social, desde a
concepção da idéia até o desenvolvimento, divulgação e distribuição dos produtos
de comunicação, o curso prepara o aluno em oito semestres para trabalhar em
diversos segmentos do mercado, como: editoras, gráficas, bureaus de criação,
agências de publicidade, produtoras vídeo, estúdios fotográficos, empresas de
websites, cd-roms, além de departamentos de comunicação e marketing de empresas
públicas e privadas e projetos culturais.
Um diferencial do curso é sua estrutura laboratorial que oferece laboratórios
de informática, de rádio, televisão e fotografia além de várias atividades
complementares como: eventos, palestras,oficinas e workshops.
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A área de atuação do produtor editorial abrange as três mídias (impressa,
digital e eletrônica), sendo potencialmente bastante ampla, principalmente para
a atuação multimídia, isto é, na formatação de produtos que agregam mais de uma
mídia.A atuação do produtor pode dar-se na criação de projetos de produtos, no
gerenciamento do processo de produção, bem como na execução do produto. Dessa
forma, o produtor editorial pode atuar nos processos de produção de registros
sonoros, videográficos e digitais, tais como CDs, vídeos, edição de páginas e
outras publicações em internet, além de saber desenvolver ações de planejamento,
organização e sistematização dos processos editoriais, tais como o
acompanhamento gráfico de produtos editoriais, seleção de originais, projetos de
obras e publicações, planejamento e organização de séries e de coleções,
planejamento de distribuição, veiculação e tratamento de produtos
editoriais.