Fonte e-commerce
Os programas de afiliados são responsáveis por uma parte expressiva dos milhões de dólares transacionados no e-commerce ao redor do mundo, e o mesmo deverá ocorrer no Brasil. Trata-se de uma estratégia de web-marketing extremamente eficaz, que se difundiu a partir do lançamento do programa de afiliados da empresa Amazon.com
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Como funciona um programa de Afiliados
A lógica de funcionamento de um programa de afiliados é bem simples: o afiliado indica um visitante para o site do comerciante. Se esse visitante realiza uma compra, é creditada uma comissão na conta do afiliado como pagamento pela indicação. Um software instalado junto ao carrinho de compras é responsável pelo rastreamento do afiliado que fez a indicação, pelo cálculo das comissões devidas e pela geração de relatórios, tanto para o comerciante quanto para o afiliado. O rastreamento é baseado em "cookies" que são instalados na máquina do visitante assim que ele clica nos links de direcionamento para a loja virtual.
Vantagens dos programas de afiliados para o Comerciante
Marca: A implantação de um programa de afiliados possibilita um maior exposição da marca gerando maior confiança por parte dos potenciais clientes.
Alcance: O programa de afiliados possibilita uma ampliação do mercado atingido, na medida em que a divulgação atinge nichos que dificilmente seriam explorados por outras estratégias de marketing.
Melhor Custo/Benefício: O pagamento de comissões aos afiliados só ocorre se a venda for efetivada e gerar uma receita.
Vantagens dos programas de afiliados para o Afiliado
Custo Mínimo: Qualquer pessoa, que tenha um site com uma boa visitação, pode gerar receitas sem nenhum investimento em infraestrutura de e-commerce, como o software do carrinho de compras, certificações de segurança, interfaces com bancos e operadoras de cartões, envio de mercadorias... entre outros. Tudo isso é responsabilidade do comerciante
Esforço Mínimo: O único trabalho do afilado é colocar em seu site links que direcionem para o site do comerciante. Os links no formato de texto simples ou banners são fornecidos pelo comerciante.
Múltiplos Parceiros Comerciais: O afiliado pode ter mais de um fornecedor e gerar mais receitas adicionais, desde que os parceiros comerciantes não ofereçam produtos concorrentes.
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Para implantar um programa de afiliados, estas são as etapas:
Adquirir software de gerenciamento - O primeiro passo, que ainda é o mais difícil , é a aquisição e implantação do software de gerenciamento. Também pode ser desenvolvido internamente, ou alternativamente utilizar um prestador de serviços ofereça a esse software.
Definir sistema de pagamento - O sistema de pagamento de comissões aos afiliados mais utilizado é o de um percentual sobre o valor de cada venda realizada, pago dentro de um determinado período, mensal ou bimestral. Também estipula-se um valor mínimo para o pagamento de forma que não seja necessário fazer pagamentos de quantias muito pequenas. Se o valor mínimo não for atingido crédito é transferido para o mês seguinte até atingir o montante estabelecido.
Preparar o site - Incluir páginas de orientação sobre o programa de afiliados, atendimento á duvidas, contrato de adesão ao programa, formulário de cadastramento, links e banners para download por parte do afiliado.
Divulgar e cadastrar afiliados - Procurar sites parceiros que, preferencialmente, tenham visitantes com perfil semelhante ao dos consumidores do produto oferecido pelo comerciante.
Gerenciar o programa de afiliados - É fundamental fazer uma avaliação constante de seu programa de afiliados em termos de evolução na quantidade de afiliados, desempenho das vendas, banners mais eficientes, atendimento a dúvidas e comunicação de motivação aos afiliados, além do pagamento pontual das comissões devidas.