Fonte: Portal Carreira - Sucesso
Em meio a tantas ferramentas para desenvolver pessoas utilizadas no universo corporativo nos dias de hoje, uma vem ganhando muito espaço: o eneagrama. Este sistema consiste em um canal para a busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Ele descreve nove tipos de comportamento (perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, precaução, prazer, poder e paz) e permite que executivos entendam e superem pontos fracos específicos.
Imagem Google
A
palavra deriva do grego (ennea = nove, grammos = figura) e faz alusão aos nove
pontos identificados ao longo da circunferência externa do eneagrama. É um
símbolo que existe há mais de cinco mil anos. Não se sabe exatamente de onde
veio, mas desde as primeiras civilizações cristãs, na Idade Média e no Oriente,
encontram-se vestígios e traços do estudo deste desenho.” A ferramenta é
bastante aplicada em equipes. Quando as pessoas compreendem que cada indivíduo
tem uma estratégia inconsciente que orienta seus comportamentos e verdades, elas
se resolvem automaticamente e dão espaço a um clima maior de respeito”,
explica Alexandre
Timmers Montandon, coach e escritor do livro A Chave do Universo – As
Nove Máscaras e o Eneagrama. Segundo ele, existe uma melhora imediata na
qualidade do diálogo e uma maior aceitação ao outro e às suas diferenças, pois é
possível compreender conscientemente as intenções que existem por trás das
ações, reduzindo os mal-entendidos e falhas de comunicação.
Antes
de iniciar um processo de coaching, o eneagrama possibilita um mapeamento da
personalidade e das motivações da pessoa e da equipe. Assim o processo fica
muito mais poderoso. “O sistema é aplicado para facilitar a compreensão das
tendências da personalidade do profissional e depois, quando for aplicar um
feedback, por exemplo, vai entender como a personalidade dele afeta na hora de
dar e receber esse retorno aos subordinados: quais são os filtros, facilidades e
dificuldades. Ou na hora de lidar com conflitos: em que a personalidade dele vai
influir, que tipo de conflito vai atrair ou evitar”, conta Nicolai
Cursino consultor, treinador e palestrante em desenvolvimento humano e
liderança.
Entenda os conceitos
- Paz: o tipo que originou todos os outros, segundo a teoria do eneagrama. Para tentar manter uma harmonia, a pessoa tem enorme dificuldade em dizer “não” e as atividades são muito mais priorizadas com base nas atividades dos outros.
- Perfeição: internamente, o crítico do profissional para com ele mesmo é muito alto. Ele irá criticar as outras pessoas, mas no fundo, o que está querendo é ajudá-las a atingir a excelência.
- Presteza: a pessoa com esta característica cuida tanto dos outros que têm dificuldades de olhar para dentro de si próprio.
- Performance: o profissional só acredita que tem valor se tiver sucesso ou se fizer algo produtivo o tempo todo.
- Profundidade: um tipo que concentra a maioria da energia no emocional. Tem facilidade com relacionamentos, mas por outro lado tem uma tendência a achar que sempre está faltando alguma coisa.
- Privacidade: é o mais racional de todos os tipos. A pessoa com esta característica acredita que se for invadida, os outros irão exigir dela mais do que ela pode oferecer.
- Precaução: muitas vezes chamado de pessimista. Sempre imagina o pior, porque pensa que se precaver o pior, estará seguro.
- Prazer: o tempo todo quer ter estímulos prazerosos, faz muitas coisas ao mesmo tempo, está sempre alegre e pensa muito rápido. Mas, ao mesmo tempo, executa ações superficialmente.
- Poder: fala mais alto, encara os desafios de frente e “compra a briga” dos outros. É incompreendido por ser muito direto e assertivo.