Preconceito no ambiente de trabalho


Por Mari Costa
Mesmo o Brasil sendo um país com uma diversidade racial e cultural muito grande, ainda, mesmo que implicitamente, o preconceito está dentro da cabeça de muita gente, é uma coisa lamentável, em pleno século XXI, a população ainda descrimina, julga, insulta as pessoas pela sua raça, cor, classe social, religião e pela opção sexual.
No mundo corporativo o preconceito é muito grande, principalmente no que diz respeito a alguns cargos e diferenças salariais. Tem alguns cargos de executivos, por exemplo, que não se contratam mulheres ou negros, por achar que eles não são capazes de assumir determinado cargo de gestão e as vezes quando contratam o salário esta bem abaixo da média, que os brancos masculinos ganham. Também a um preconceito muito grande em relação a idade, pois pessoas acima dos 40 anos que estão fora do mercado de trabalho, já são considerado pela maioria como velhos e que não servem mais para nada, é muito triste essa realidade, pois essas pessoas tem muita experiência e sabedoria que poderiam agregar com os jovens.

Imagem Google

Os homossexuais também sofrem muito preconceito, pois são estereotipados e rotulados, deixando de trabalhar em determinadas áreas, pois algumas empresas dizem que esse perfil não condiz com o cargo, isso é um grande erro, pois a opção sexual de alguém, não é critério para estabelecer e definir quem deve ou não ser respeitado ou contratado.
Um dia eu estava fazendo seleção para uma empresa e tinha selecionado 08 candidatos para participarem de uma dinâmica, a maioria deles saíram-se muito bem por sinal, sendo que depois que fui me reunir com o cliente muito preconceituoso e arrogante, que estava contratando, para debater e escolher os candidatos para a etapa final tive que escutar dele que nenhum candidato prestavam e todos eram uma M***, tive que respirar fundo, para não falar bobagem, respondi muito educadamente, que ali não tinha pessoas daquele nível que ele estava achando, e sim profissionais competentes que se dispuseram de participar daquela seleção e que não mereciam que ser tratado daquela forma e se ele quisesse contratar pessoas daquele tipo que ele estava procurando, ele estava no lugar errado e teria que procurar outra consultoria, pois independente se as pessoas tinham ou não o perfil para a vaga, todas eram tratados da mesma forma.
O preconceito é uma das piores maneiras que existem de se reagir às diferenças entre as pessoas. É crime e repugnante, ninguém pode ser desclassificado de uma vaga de emprego devido a sua cor, religião, idade, raça, opção sexual, as empresas tem que ter essa consciência, de que estão selecionando pessoas e que quando forem contratar os candidatos, escolherem por seu talento, competência e seus méritos.