Homenagem do Carnaval 2012: 100 anos do escritor Jorge Amado

Fonte G1

Tema “O País do Carnaval” foi definido, em julho deste ano, pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pelo Conselho Municipal do Carnaval
A maior festa de rua do mundo – conforme o Guiness Book –, que acontece entre os dias 16 e 21 de fevereiro de 2012, fará uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, quando ele completaria 100 anos de vida. O tema “O País do Carnaval” foi definido, em julho deste ano, pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pelo Conselho Municipal do Carnaval (ComCar).
Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, no Sul do Estado, em 10 de agosto de 1912, e faleceu em Salvador em 6 de agosto de 2001. Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, cuja obra foi publicada em 49 idiomas e em 52 países, influenciando na construção da imagem da Bahia nacional e internacionalmente. A obra literária de Jorge Amado ganhou inúmeras adaptações para o cinema, o teatro e a televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil.

Imagem Google

O escritor abordou o Carnaval em muitos aspectos da sua obra, desde o primeiro romance “O País do Carnaval”, publicado em 1931, passando pelo conto “História do Carnaval” publicado em 1945, e por personagens como Vadinho em “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de 1966 – estrelado no cinema dez anos depois por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.
Em outras oportunidades, Jorge Amado foi homenageado como no enredo “Bahia de Jorge Amado” da Escola de Samba Lins Imperial, no Rio de Janeiro, em 1972; como sócio benemérito do Afoxé Filhos de Gandhy, em 1977; pelo bloco Dengo da Bahia, que apresentou o enredo “Bahia de Jorge Amado”, no Carnaval de Salvador de 1982; no enredo “Jorge Amado – Axé, Brasil” da Escola de Samba Império Serrano, no Rio de Janeiro, em 1989; e no tema “Tieta do Agreste”, no Carnaval de Salvador de 1997.