Maltrato canino - Salvador/Ba

Fonte G1
Após vídeo, juiz determina busca e apreensão de cachorros em Salvador.Oficial de Justiça esteve na casa, mas dona dos animais não foi encontrada.Segundo advogada, oficial não tinha autorização para arrombar residência.
O juiz Agemiro de Azevedo Dutra, da 3ª Vara Cível, concedeu uma liminar de busca e apreensão dos cachorros que são maltratados em uma casa no bairro de Pau da Lima, em Salvador. A dona dos animais foi filmada usando uma vassoura para agredir um dos cachorros que cria em casa. As imagens foram feitas por uma vizinha na sexta-feira 06/04/2012.
A advogada Ana Rita Tavares, que atua na área dos direitos dos animais na ONG Terra Verde Viva, e acompanhou o oficial de Justiça que cumpriria a determinação do juiz na tarde desta segunda-feira, informou ao G1 que a determinação não pôde ser cumprida porque a residência estava fechada. "A liminar é de busca e apreensão, não estava determinado o arrombamento, por isso o oficial de Justiça retornou. Vou pedir ao juiz uma liminar que autoriza o arrombamento da casa. Os animais continuam aí dentro [da residência]", afirmou a advogada.

Imagem Google

Agressões

A vizinha que fez as imagens da agressão a um dos cachorros que vive na casa prefere não se identificar e diz que as agressões aos animais são constantes na residência. Ela postou o vídeo no Youtube com o título "A Bruxa dos Cachorros".

A mulher disse que um caso de espancamento ocasionou a morte de um cachorro. "Teve um cachorro que ela batia muito. Ele desmaiava direto e, um dia, ela passou com ele dentro de um saco plástico e deu fim. Da última vez, o marido tirou ela em cima do animal e eu pensei: ' a partir de hoje esse cachorro não vai mais apanhar'. Filmei, botei no Youtube e compartilhei com meus amigos no Facebook. Pedia para comentarem e compartilharem. Até que em três dias já tem mais de três mil acessos", afirma.
No vídeo, enquanto o animal grita, a mulher diz: "Saí para lá, sai para lá, não venha para cá não! Dá vontade de chegar e matar mesmo, sem pena! (...) Matei mesmo, mandei puxar os olhos, sem pena, sem dó nem piedade.(...) E além disso vai ficar com fome o dia todo! E você vai lembrar o por que ficou com fome. Quando você ver os outros comer e você sem comer. Você vai lembrar direitinho: por que será que ela não me deu comida? E vai refletir! (...)".
"Ela deixa os cachorros com fome para não precisar limpar. Uma vez ela criou um gato lindo, mas espancava, jogava água nele e colocava ele para fora. Mas ele sempre voltava. Até que um dia ele sumiu. Acho que morreu. Tudo que ela tem de problema desconta nos cachorros", comenta a autora do vídeo.
A advogada Ana Rita Tavares soube da agressão no sábado 07/04/2012, após receber um e-mail de uma colega. Ela registrou o caso na 10ª Delegacia de Pau da Lima. Uma audiência foi marcada para o dia 10 de abril, quando a suspeita deve ser ouvida. 
"Quero retirar os cachorros de lá e peço que o juiz determine que ela se abstenha de ter qualquer animal até o trânsito em julgado da ação. No pedido da ação civil, ela pode ser condenada a pagar danos morais coletivos. Toda vez que choca a sociedade, comporta danos morais coletivos. As pessoas têm que compreender que não se pode maltratar animais", afirma Ana Rita Tavares.