Sequestro de Oziel

Fonte G1

Polícia localiza cativeiro usado por sequestradores de jovem em MT. Oziel foi resgatado ao tentar sacar dinheiro a mando de sequestradores. Polícia está à procura dos homens que sequestraram a vítima em Luca.

A polícia civil está à procura dos homens suspeitos de terem sequestrado Oziel de Oliveira, 22 anos, em Lucas do Rio Verde, cidade distante 360 quilômetros de Cuiabá. Oziel foi resgatado pela polícia dentro de uma agência bancária enquanto era obrigado a sacar R$ 20 mil a mando dos sequestradores. A vítima ficou conhecida nacionalmente por ter conseguido arrecadar mais de R$ 100 mil em uma campanha pela internet para fazer um tratamento médico. Ele teve câncer bucal há mais de 10 anos e ficou com o rosto deformado pela doença. Na noite deste domingo (24), Oziel foi sequestrado próximo da casa dele, em Lucas do Rio Verde.
A vítima passou a noite amarrada em um cativeiro próximo a uma plantação de milho distante cerca de cinco quilômetros do centro de Lucas do Rio Verde. No local havia um colchão, pedaços de corda e a barraca de lona onde o rapaz foi amarrado. A intenção dos sequestradores era esperar amanhecer e aguardar a abertura da agência bancária para que Oziel fizesse o saque do dinheiro.
"Existia uma preocupação dos bandidos para a vítima não padecer mais do que o necessário. Tiveram o cuidado para forrar o local, colocaram o cativeiro a uma certa altura do solo para que formigas e insetos não judiassem da vítima", observou o delegado, que investiga a possibilidade dos suspeitos serem conhecidos de Oziel. "Certamente é algum amigo, alguém do convívio da vítima, do círculo de amizade dele. Essa é a tese da polícia civil", completou Torhacs.
No entanto, a extorsão não chegou a se concretizar. "O banco estava avisado pela polícia civil, que fez o bloqueio da conta. O caixa percebeu que era a vítima, comunicou o gerente, que chamou a polícia", disse o delegado Marcelo Torhacs. No entanto, quando a polícia chegou à agência, um dos suspeitos de envolvimento no crime conseguiu fugir. "O suspeito fugiu e não foi encontrado", completou o delegado.
O sequestro
Oziel desapareceu na noite deste domingo (24) após deixar a namorada em casa, por volta das 22h. Ele mora no mesmo bairro que a namorada e, segundo a mãe do jovem, Namir Oliveira, a namorada ligou para saber se ele já havia chegado em casa. "Ela me ligou e perguntou se ele [Oziel] havia chegado em casa. Eu disse que não e ela falou que havia ligado para ele e ouviu alguém gritar para ele ficar quieto e desligar o telefone", contou a mãe.

Horas antes de ser encontrado, a família de Oziel recebeu uma ligação do próprio jovem afirmando que ele estaria bem e que era para alguém buscá-lo em uma região de mata de Lucas do Rio Verde. A polícia apura se este telefonema foi estratégia dos sequestradores, pois, enquanto equipes faziam buscas pela região de mata, o rapaz tentava sacar dinheiro na agência bancária. "Trouxeram a vítima ao banco para sacar uma quantia em dinheiro. Por sorte dele, a polícia agiu mais rápido do que os bandidos", disse o sargento João Batista de Oliveira, da Polícia Militar.
Muitas vezes, Oziel usa máscara para sair às ruas. (Foto: Arquivo pessoal)
Oziel prestou depoimento à polícia civil após ser
resgatado (Foto: Arquivo pessoal)
Tratamento médico
Oziel de Oliveira sofreu um câncer bucal há mais de 10 anos e precisa ser submetido a cirurgias para reparar os danos causados pela doença. Os primeiros sintomas do câncer começaram a aparecer em 1999, quando ele tinha 9 anos. Após alguns exames realizados em Cuiabá, os médicos disseram que se tratava de uma bactéria e iniciaram um tratamento equivocado na tentativa de eliminá-la.

Depois de três anos de tratamento sem nenhum resultado e com o rosto já deformado pelo câncer, Oziel passou por um novo tratamento em São Paulo. "Os médicos se assustaram quando me viram e já quiseram me operar", disse Oziel em abril. Ele teve removida a parte do rosto afetada pela doença e ficou totalmente curado do câncer.
Oziel passou por uma cirurgia de reconstrução do rosto, mas houve rejeição. Por conta da cirurgia que não deu certo, o rosto dele ficou com um buraco. Para tentar sensibilizar os internautas de todo o país, Oziel gravou um vídeo caseiro na tentativa de arrecadar recursos para a nova cirurgia.