Vítima de 'canibal de Miami'

Fonte G1
Homem fará cirurgias para reconstruir suas feições, mas será desfigurado. Rudy Eugene arrancou a mordidas 75% rosto do sem-teto Ronald Poppo.
O sem-teto que teve o rosto mastigado em um ataque em Miami (EUA) enfrenta um perigo maior do que a infecção dos ferimentos, de acordo com especialistas em reconstrução facial. Ele vai precisar de meses de tratamento para reconstruir suas feições e será permanentemente desfigurado. Embora graves, tais lesões faciais geralmente não são fatais. O risco mais sério para Ronald Poppo, 65, enquanto ele permaneceu internado na quarta-feira (30) foram os germes que podem ter sido introduzidos pelas mordidas do homem que o atacou. Um dos olhos de Poppo também foi arrancado.


Fotos não datadas divulgadas pela polícia de Miami de Rudy Eugene, 31, que foi morto quando atacava Ronald Poppo, 65, em estrada da cidade (Foto: AP)
Fotos não datadas divulgadas pela polícia de Miami de Rudy Eugene, 31, que foi morto quando atacava Ronald Poppo, 65, em estrada da cidade (Foto: AP)

"A boca humana é basicamente suja", disse o Dr. Seth Thaller, chefe de cirurgia plástica e reconstrutiva da Universidade de Miami Miller School of Medicine.
As imagens mostram Rudy Eugene caminhando nu ao longo na ponte da estrada MacArthur, que liga Miami Beach ao centro da cidade, antes de atacar o mendigo que dorme sob o elevado onde passa a linha de trem.
 Por quase 18 minutos, Eugene bate no homem e tira a roupa dele antes de começar a mordê-lo no rosto –tudo enquanto carros e ciclistas passam pela estrada num sábado ensolarado. O ataque ocorreu próximo ao prédio do jornal .
Ao menos cinco pessoas que passavam pelo local ligaram para a polícia reportando a cena macabra, diz o jornal. Três ciclistas observam o ataque minutos antes da chegada do policial Jose Rivera, que atirou e matou Eugene. O tiro em si não é capturado pela câmera.
Na terça, a polícia identificou a vítima do ataque como Ronald Poppo, um sem-teto de 65 anos que vive nas ruas de Miami há mais de 30. Com nariz, boca e olhos feridos, o homem permanece internado em estado crítico no Hospital Jackson Memorial.

  Imagem de vídeo mostra policiais próximo ao corpo dos envolvidos no crime ocorrido neste sábado (26) em Miami (Foto: AP)
Imagem de vídeo mostra policiais próximo ao corpo dos envolvidos no crime ocorrido 
neste sábado (26) em Miami (Foto: AP)

O novo vídeo e informações de policiais sugerem que Eugene atacou Poppo por acaso.
Ainda não está claro o que provocou a agressão. Há suspeitas de que o homem de 31 anos estava sob efeitos de drogas estimulantes que podem provocar episódios de violência, mas não havia evidências na cena do crime. Exames toxicológicos do sangue de Eugene devem ser divulgados nas próximas semanas.
A polícia está investigando os passos de Eugene antes do ataque. Segundo a investigação, ele esteve antes em Miami Beach, durante o feriado do Memorial Day nos EUA. O carro de Eugene, um Chevrolet Caprice 1995, foi multado por estacionamento em local proibido.
Na noite anterior, Eugene esteve com a namorada em Miami Gardens. Segundo ela, ele se comportava de maneira estranha antes de deixar o local de carro. Mais tarde, ele teria ligado para a namorada para dizer que o carro tinha quebrado.
De acordo com fontes médicas, Eugene comeu as orelhas, nariz, um globo ocular e parte do rosto da vítima, identificado como Ronald Poppo, um mendigo de 65 anos que vivia perto da rampa da ponte onde o ataque ocorreu.
Poppo, que permanece em estado crítico no Jackson Memorial Hospital, em Miami, depois de ter perdido quase 75% do rosto, aparentemente não conhecia seu agressor.
No passado, ambos tiveram vários problemas com a lei por pequenos crimes.
Agora, com Rudy morto e Ronald lutando por sua vida, as autoridades podem apenas especular sobre o que levou o primeiro a cometer o crime.
Neste contexto, fontes policiais e médicas consultadas pela mídia local afirmam que, pela natureza brutal de suas ações, o atacante poderia estar sob efeito de alguma droga.
Entre as substâncias a serem considerados como os gatilhos de ataques brutais, são citadas cocaína, ecstasy e 'sais de banho'.

'Sais de banho'
Esta última, vendida ilegalmente em pacotes semelhante ao de sais de banho convencionais, é uma mistura das substâncias alucinogênicas sintéticas metilenodioxipirovalerona (MDPV) e mefedrona - que, por sua vez, também é conhecida como miau-miau.

'Nos últimos anos temos visto um grande aumento no consumo dos chamados sais de banho. Dois anos atrás foram relatados 300 casos. Este ano já são cerca de 6.000', disse à BBC o médico Paul Adams, do Jackson Memorial Hospital, em Miami.
'Seu uso provoca paranoia extrema, agitação, alucinações e força incomum', diz Paul. Segundo o médico, 'é muito difícil controlar alguém que tenha tomado estas substâncias'.
'Eles ficam tão agitados e paranoicos, e apresentam um comportamento tão psicótico, que é impossível se comunicar com eles', diz ele.
'Por exemplo, podem ser necessárias de seis a sete pessoas para controlar um homem de vinte e poucos anos e 70 quilos que tenha consumido essas substâncias, que faz com que se perca a percepção de dor.'
No ano passado, a Agência de Repressão às Drogas (DEA, por sua sigla em inglês) proibiu a venda de vários produtos químicos usados para fazer 'sais de banho'.
O problema é que a composição do fármaco varia amplamente, dependendo de quem produza.
De acordo com Patricia Junquera, professora assistente de psiquiatria na Universidade de Miami, drogas como a cocaína e os 'sais de banho' podem causar surtos de esquizofrenia, especialmente se o usuário tem uma doença mental.
'Eles são capazes de atacar as suas próprias famílias. E também de golpear a cabeça contra a parede e fazer automutilação, com cortes nos braços e pernas, porque alteram o limiar da dor', disse Junquera em conversa com a BBC.
Metabolismo acima do normal
Segundo a especialista, nos últimos anos também aumentou, na Flórida, o consumo de outra substância conhecida como 'spice' que, como os 'sais de banho', pode causar episódios de psicose grave.

'É um canabinoide sintético, vendido em postos de gasolina como incenso. Se fumado, provoca comportamento errático', disse Junqueira.
Outro detalhe que levou especialistas a considerar a possibilidade de que Rudy Eugene teria estado sob a influência de alguma droga no momento do crime é que ele estava completamente nu.
Especialistas dizem que isso pode ser devido ao consumo tanto de 'sais de banho' como de ecstasy, cocaína ou o chamado Spice, que produz um aumento significativo na temperatura do corpo.
'Quem consome essas drogas tem a sensação de estar queimando por dentro, então se despe, ou tenta se refrescar pulando na água', disse à BBC o médico Paul Adams.
'A taxa metabólica vai a 30% acima do normal, e geralmente o usuário apresenta sintomas de desidratação', disse o médico.
Vítima de canibal de Miami recupera-se, mas ficará cego. Sem teto de 65 anos, que perdeu grande parte do rosto, está estável. Polícia acredita que drogas sintéticas podem ser explicação para ataque


A cirurgiã plástica Wrood Kassira, do Jackson Memorial Hospital, exibe imagens de Ronald Poppo, que teve rosto devorado por ataque canibal, durante entrevista nesta terça (12) (Foto: Wilfredo Lee / AP)
A cirurgiã plástica Wrood Kassira, do Jackson Memorial Hospital, exibe imagens de Ronald Poppo, que teve rosto devorado por ataque canibal, durante entrevista nesta terça (12) (Foto: Wilfredo Lee / AP)

Por agora, devemos esperar para saber o que levou Eugene a protagonizar cenas que deixaram perplexos os norte-americanos. Os resultados dos testes de toxicologia podem ser conhecidos dentro de semanas.
'Sais de banho'
Devido a este e outros casos de canibalismo registrados nos Estados Unidos nas últimas semanas, as autoridades alertaram sobre a droga "Cloud Nine" e outras substâncias sintéticas conhecidas como "sais de banho", que podem provocar uma sensação de relaxamento extremo, ataque de pânico, apoplexia, ou inclusive tornar o consumidor em um canibal da noite para o dia. Segundo policiais de Miami, esta pode ser a explicação da agressão cometida por Eugene.