A Posse João Ubaldo na Academia

Fonte G1Bahia

Escritor foi empossado na Academia de Letras da Bahia, em Salvador. Ele vai ocupar a cadeira que pertencia ao acadêmico Cláudio Veiga.
O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro foi empossado na Academia de Letras da Bahia (ALB) na noite desta quinta-feira (22), na sede da instituição, no bairro de Nazaré, localizada em Salvador. Ele vai ocupar a cadeira de número nove, que pertencia ao acadêmico Cláudio Veiga.

João Ubaldo (Foto: Genildo Lavinscky/Arquivo Pessoal)

"Não quero ser melhor do que ninguém, quero ser baiano", afirmou João Ubaldo Ribeiro durante a cerimônia. Ele quebrou a tradição de longo discurso comum aos novos membros e falou por dez minutos, cerca de três laudas.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, estiveram presentes, assim como todos os 40 membros da Academia de Letras do estado.

O escritor baiano é um dos memoráveis da Academia Brasileira de Letras desde 1994. Ele não fazia parte da academia baiana porque não mora em Salvador, mas na Ilha de Itaparica, e esse era um dos requisitos para ingressar na instituição. A cláusula foi retirada do novo regimento da entidade e o escritor então eleito por unanimidade.

João Ubaldo (Foto: Genildo Lavinscky/Arquivo Pessoal) 
 João Ubaldo é autor de livros como "Viva o Povo Brasileiro", "A Casa dos Budas Ditosos" e "O Sorriso do Lagarto", e já integra a Academia Brasileira de Letras desde 1994.