Fonte Wikipedia
Auguste Rodin (Paris, 12 de novembro de 1840 — Meudon, 17 de novembro de 1917) foi um escultor francês.
Nascido François-Auguste-René Rodin, as primeiras esculturas
de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava
para fazer pão. Aos 15 anos, aquele que seria um dos escultores mais
geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia. Em
pouco tempo foi aceito na Escola de Artes Decorativas, sob a orientação
de Boisbaudran e de Barye. Ingressou depois na Academia de Belas-Artes, onde conheceu os escultores Carpeaux e Dalou. Trabalhou inicialmente como ornamentista, modelador, prático e cinzelador.
Auguste Rodin- Imagem Google
A exemplo do que tantas vezes aconteceu com os grandes artistas, a primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado (1864), não foi aceita no Salon de Paris.
A justificativa do júri foi que a obra era um esboço, uma coisa
inacabada. Paradoxalmente, toda a criação do escultor se basearia no
conceito de "non finito". No ano de 1875, Rodin conheceu Meunier
e realizou uma viagem à Itália, de importância fundamental para sua
futura estatuária. Lá se interessou principalmente pela obra de Michelangelo, mais precisamente pela escultura O Prisioneiro,
que o mestre deixou inacabada, influência esta que o libertou do
academicismo. Na sua volta, o escultor visitou e estudou as catedrais
góticas. Em pouco tempo criou seu famoso São João Batista Pregando (1878).
Na contemplação de fragmentos de esculturas clássicas, Rodin
compreendeu até que ponto uma parte da obra era capaz de representar o
todo dela. Assim, começou fazendo obras cerceadas, por assim dizer, algo
que ninguém jamais havia tentado. Exemplo disso são O Homem que Caminha e Torso. No entanto, esses fragmentos de obras não eram produto de um capricho artístico. Na obra A Mão de Deus,
há uma ambivalência de significados: a mão divina é na realidade a de
um escultor em plena atividade. E foi exatamente o que Rodin tentou
plasmar ao longo de toda a sua obra: o momento da criação. É por esse
motivo que ele pode ser considerado um verdadeiro impressionista.
Sobre os Burgueses de Calais nos jardins da torre de Victoria, Londres,
não foram permitidas sob a lei francesa mais de doze cópias desta obra
após a morte de Rodin . A cópia de Londres, comprada pelo governo
britânico em 1911, é uma delas. Rodin duplicava frequentemente as suas
estátuas. No caso dos Burgueses de Calais duas das cabeças do grupo
escultórico são idênticas e um terceira ligeiramente alterada. Algumas
das mãos são também usadas duas vezes.
Suas obras mais célebres, O Beijo, que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, O Pensador, da mesma série, e o retrato de Balzac confirmam isso. Tem hoje um museu em Paris dedicado as suas obras e vida (o Musée Rodin), situado no Hôtel Biron, ao lado do Hôtel des Invalides, túmulo de Napoleão.
Rodin teve como assistente a escultora Camille Claudel,
com quem teve um romance e cujos trabalhos são muitas vezes confundidos
com os de Rodin. Camille acreditava que Rodin queria se apropriar dos
seus trabalhos. À época, foi considerada insana e terminou seus dias
internada em um manicômio.
Rodin conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais
apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Hoje em dia
encontram-se nos museus mais importantes do mundo.
Faleceu em 17 de novembro de 1917. Encontra-se sepultado no Musée Rodin, Meudon, Ilha de França, Paris na França.