As cidades que celebram a Semana Santa no estado da Bahia

Fonte iBahia
A Semana Santa reserva a baianos e turistas uma programação intensa na capital e no interior do estado. Além da programação religiosa, alguns municípios preparam feiras de artesanatos, shows, peças de teatro e até um roteiro gastronômico, como é o caso de Salvador. 
O iBahia preparou um roteiro com 10 cidades que oferece uma programação especial para celebrar a morte e a ressurreição de Cristo. Confira!
Salvador
A Semana Santa na capital baiana é marcada pelo Festival Artes do Sagrado, com programações em museus, igrejas e espaços públicos. Entre as atividades gratuitas, está prevista a apresentação do espetáculo épico teatral “A Paixão de Cristo”, com cinco encenações no Farol da Barra. 
A programação envolve ainda a realização da Feira Artes do Sagrado, Série de Concertos Sinfônicos, Rota Gastronômica Santos Sabores, Rota de Cinema, Danças Sagradas, Rota de Museus, além da exposição especial Visões do Sagrado, no Museu Palacete das Artes.
Cachoeira
Em Cachoeira as comemorações começam com a celebração da memória de Nossa Senhora das Dores e seguem até o domingo de páscoa. O tríduo pascal começa na quinta-feira santa e os fieis participam da missa da Ceia do Senhor, da cerimônia do Lava-Pés e da vigília eucarística. A sexta santa é marcada pela celebração da Paixão e Morte de Cristo, seguida da procissão do Senhor Morto. 

Já o sábado de aleluia é dedicado à vigília pascal e à procissão do Cristo ressuscitado pelas ruas da cidade. A Missa de Páscoa encerra a programação religiosa. 
Bom Jesus da Lapa
Moradores do município se unem a romeiros nas celebrações da paixão, morte e ressurreição do Senhor, que começam com a procissão das comunidades, no Domingo de Ramos e seguem até o Domingo de Páscoa.

O ponto alto da programação acontece na sexta-feira , quando milhares de pessoas sobem o Morro do Santuário e depois seguem para a missa da Paixão do Senhor. Ainda na sexta, acontece uma apresentação teatral seguida de procissão com a imagem do Senhor Morto. 
Jacobina

A programação da cidade é marcada pela caminhada da luz, realizada no sábado de Aleluia há 11 anos. O evento reúne milhares de fieis que carregam velas acesas em procissão que sai da igreja Matriz de Santo Antonio, em direção ao Morro do Cruzeiro, numa subida de 600 metros de altitude. 
Ao se aproximar da serra à noite, é possível ver um caminho iluminado pelas velas dos católicos que celebram Jesus Cristo.

Juazeiro
 Aqui acontece um dos mais tradicionais rituais da Semana Santa no estado. Cobertos por lençóis brancos, um grupo de homens percorrer igrejas, cemitérios e cruzeiros da cidade, rezando pelas almas dos mortos. 
Os fieis são divididos em dois grupos. Os alimentadores de alma chacoalham a matraca e têm o papel de rezar por pessoas que morreram de forma violenta. Já os disciplinadores chamam atenção por praticarem o autoflagelo, feito com chicotes que possuem lâminas nas pontas para aliviar o peso dos pecados. 
Maragogipe

A programação começa dias antes da semana santa, com via sacra. A quinta santa é marcada pela missa do lava-pés. Na Sexta Santa acontece o ato litúrgico, seguido da procissão do senhor morto. 

Sábado e domingo são marcados por missas.

Nazaré
A feira dos caxixis, uma das feiras de artesanato mais antigas do país, acontece há pelo menos três séculos e atrai baianos e turistas na semana santa ao município de Nazaré. 
Além do comércio de produtos feitos em barro, é possível acompanhar as programações cultural e religiosa, além de conhecer as estátua do Cristo, erguida no Morro do Silêncio. 
Serrinha
O ritual sagrado da procissão do fogaréu acontece há mais de 80 anos, na noite de quinta-feira, quando católicos percorrem as ruas da cidade em direção ao morro de Santana, seguida por uma apresentação teatral. 
Na sexta acontece a via sacra e a procissão do senhor morto. No sábado é a vez da vigília pascal. No domingo de páscoa, os religiosos seguem a procissão do encontro, além da missa na catedral. Após a missa de páscoa, a programação inclui a Caminhada da Juventude em Show.  
Monte Santo

Uma vasta programação marca a Semana Santa no município de Monte Santo. A quinta é marcada pela missa do santo óleo, celebração do lava pés e procissão do encontro. 
Na sexta, os fieis sobem o Santuário da Santa Cruz e também acontece a procissão do senhor morto e a sentinela. No sábado de aleluia será o momento da bênção do fogo, na igreja matriz.

Lauro de Freitas
Pelo 16º ano consecutivo Lauro de Freitas apresenta um espetáculo de teatro ao ar livre, a “Paixão de Cristo”. O evento acontece, tradicionalmente, uma semana após a Semana Santa, entre os dias 23 e 26 de abril. 
Neste ano, o espetáculo vai enfatizar a Campanha da Fraternidade de 2014, que é “Tráfico Humano e Fraternidade” e terá uma estrutura com capacidade para 2.500 pessoas e quatro palcos.