Adolescente de 14 anos planejou assalto que matou professora, diz polícia

Fonte iBahia
Um adolescente de 14 anos planejou o assalto que terminou com a morte da professora Andréa Borges Astolpho, 43, na manhã de domingo (4), no estacionamento de uma delicatessen, na Vila Laura, de acordo com a Polícia Civil

O garoto era o mentor dos assaltos praticados na companhia de outro adolescente de 16 e de Danilo Neri dos Santos, 18. Apontado como responsável pela condução dos ladrões até o local do crime, o adolescente dirige desde os 8 anos e também é considerado um hábil piloto de fuga.
“O adolescente que dirigia o veículo foi apontado pelos comparsas como o mentor dos assaltos praticados pelo grupo e teria aprendido a dirigir aos 8 anos de idade”, afirmou o delegado Marcelo Sansão, titular da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico). 
Danilo foi apresentado à imprensa na manhã desta terça-feira (6), no auditório do prédio-sede da Polícia Civil, na Piedade. Em depoimento, ele confessou ter disparado o revólver calibre 38 contra a professora. 

Investigadores da 6ª Delegacia Territorial (DT/Brotas) prenderam o atirador e apreenderam os dois adolescentes na localidade Baixa do Alto do Cruzeiro, na região de Brotas, na tarde de segunda (5).
 

Danilo foi apresentado pela polícia nesta terça-feira (6) (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A professora, que morava em um condomínio próximo, havia ido até a delicatessen Super Panilha, na Rua Raul Leite, para comprar pão. Ela teria se assustado ao ser abordada pelos ladrões, depois de entrar em seu veículo. A delegada Maria Dail, titular da 6ª DT, informou que outras vítimas de roubo reconheceram Danilo e são aguardadas na unidade policial para prestar depoimento. Ele já tem passagens pela polícia por receptação e adulteração de veículo. 

Danilo afirmou que Andréa chegou a engrenar uma das marchas, ao perceber que seria assaltada. O filho dela, de quatro anos, estava no banco traseiro do carro e presenciou o assassinato da mãe. Após o disparo, o carro da professora seguiu sem controle por cerca de 50 metros até bater em um veículo abandonado na Rua Carlos Chenaud.  A criança não se feriu.
Segundo a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegada Maria Fernanda Porfírio, os ladrões viram a mãe acomodar a criança no banco traseiro do carro e, mesmo assim, decidiram dar voz de assalto, o que pode ter levado a vítima a tentar sair com o veículo, no intuito de proteger a criança.
FugaDanilo contou ainda que o Gol prata com o qual ele e os dois adolescentes se dirigiram até a Vila Laura havia sido roubado, na sexta-feira (2), em um supermercado na Rótula do Abacaxi. Segundo o suspeito, a intenção dos ladrões era roubar o carro de Andréa e revendê-lo, como já tinham feito com outros veículos. 
Aos perceberem que a professora havia sido baleada, Danilo e o adolescente de 16 anos fugiram correndo a pé, enquanto o Gol era levado do local do crime pelo garoto de 14 anos. A polícia ainda busca apreender o carro utilizado na ação e identificar o proprietário, bem como o revólver utilizado no assassinato. 
Danilo afirmou no depoimento que os carros são repassados por valores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, mas não apontou os receptadores. Ele e os dois adolescentes integravam a quadrilha liderada pelo traficante Tiago Guimarães Pinto, conhecido como Titanic, 22, que comandava o tráfico na região de Cosme de Farias, e morreu em confronto com a polícia, em fevereiro deste ano.