Para especialista, demissão também pode ser oportunidade de crescimento

Fonte G1
Em um momento de crise, como o que o Brasil está passando, muitas pessoas estão tendo que lidar com a demissão. E enfrentar a perda do emprego não é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes, surgem os sentimentos de culpa, insegurança, incompetência e até raiva. Mas, assim como toda fase de luto, esta também precisa ser superada. 
 Resultado de imagem para demissão também pode ser oportunidade de crescimento
"O melhor a ser feito é encarar os acontecimentos de forma racional, buscar compreender que a demissão é um reflexo de um mercado de trabalho em mudanças e que também está afetando outros inúmeros profissionais", revela o especialista em comportamento humano, Sulivan França. "O mais adequado no momento é escolher a melhor postura a adotar para que você consiga manter sua autoconfiança, a consciência de seu valor profissional e conseguir uma recolocação no menor espaço de tempo possível".
A autoestima abalada e a falta de perspectiva são fatores que podem atrapalhar na busca por um novo emprego. Por isso, de acordo com o especialista, é importante definir metas com clareza, considerando as suas ambições profissionais. "Olhar para o futuro fará com que você busque oportunidades ao invés de ficar preso a sentimentos de mágoa ou fracasso, que não contribuirão para uma recolocação. Toda mudança deve ser encarada como uma chance de amadurecimento e evolução," afirma.
É importante ressaltar que a demissão é um ciclo que terminou em uma empresa e os conhecimentos adquiridos permitirão que outro comece. "O mercado sempre está cheio de oportunidades para profissionais preparados e com vontade de trazer resultados. Use esse intervalo para se atualizar, fazer novos cursos e não desista", finaliza França.