Profissão Nutricionista

10 de janeiro de 2012

Por Rômulo Martins
Profissional analisa o funcionamento do organismo humano e é responsável pela elaboração de dietas personalizadas.

Imagem Google
Nutricionista é o profissional que atua fazendo estudos nas áreas de Ciência da Nutrição e Alimentação, para poder orientar, intervir e modificar a dieta dos seus pacientes.
O Nutricionista tem como objetivos promover a saúde, fazer a reeducação alimentar e ajudar seus pacientes em dietas de perda de peso.
O Nutricionista examina separadamente o histórico e aspectos de saúde de cada paciente e desenvolvem dietas específicas para o metabolismo de cada um deles.
Importância da formação universitáriaÉ importante porque o estudante vai aprender o todo do nosso organismo; conhecer bastante sobre bioquímica, metabolismo... para conseguir, no futuro, atuar com uma dieta mais personalizada, dentro da realidade.
Dicas para quem está estudando
Aproveitar ao máximo o conteúdo da faculdade, mas não se basear só na aula, buscar além: ler bastante, aprofundar o conhecimento... nos estágios finais, do último ano do curso, aproveitar ao máximo para identificar qual área seguir. É nessa fase que o estudante vai identificar o que mais gosta, o que não gosta.
Áreas de atuação
A gente viu uma demanda muito grande de cursos na área, não só de graduação, mas de pós-graduação, o que está sendo muito bom para nós, nutricionistas. O reconhecimento para o futuro profissional está sendo maravilhoso, está aumentando o número de nutricionistas no mercado e, ao mesmo tempo, as áreas de atuação estão expandindo. Temos hoje nutricionistas nas academias, clubes, restaurantes industriais, cantinas, padarias, supermercados, clínicas - não só as individuais, mas com endocrinologistas, dermatologistas, estéticas, e os centros que combinam um pouco de tudo.
Principais responsabilidades
O que é saudável para uma pessoa pode não ser para outra. É importante verificar quais são as necessidades, a carência de nutrientes da pessoa ou o excesso de consumo, verificar a taxa metabólica basal (quanto o nosso corpo gasta em repouso; isso vai fazer diferença na hora de elaborar o cardápio, já que nos baseamos no valor calórico para montar um plano alimentar). Existem metabolismos mais rápidos, outros mais devagar.
Atualização profissional
É importante estar atualizado sempre. A cada dia surgem novos ambientes, nutrientes, doenças... a gente tem de buscar conhecimento.
Salário
Por conta das diversas opções na área de Nutrição é difícil medir quanto pode chegar o salário. Vai depender do profissional, da força de vontade. O piso salarial inicial gira em torno de R$ 1,5 mil.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

  © Ourblogtemplates

Back to TOP