Dona Canô é enterrada em Santo Amaro-Ba

26 de dezembro de 2012

Fonte G1Bahia

Sepultamento emocionou amigos e familiares nesta quarta-feira 26/12/2012. Cortejo com filhos saiu da Igreja da Matriz até o cemitério da cidade. 

Lílian Marques Do G1 BA, em Santo Amaro da Purificação

dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)Caetano acompanha sepultamento da mãe em Santo Amaro da Purificação (Foto: Lílian Marques/G1)
 
Foi enterrado por volta das 11h (horário da Bahia), em Santo Amaro da Purificação, o corpo de Dona Canô, que morreu aos 105 anos na manhã de terça-feira (25). Os amigos e familiares se despediram da matriarca, mãe de Caetano e Bethânia, nesta quarta-feira (26), no cemitério da cidade. O corpo de Dona Canô chegou em cortejo que saiu da Igreja da Matriz após missa de corpo presente.
Maria Bethânia seguiu ajudando a carregar o caixão da mãe, que foi coberto por uma bandeira de Santo Amaro. Além da família, estiveram presentes a cantora Margareth Menezes, acompanhada do marido; o presidente da Rede Bahia, ACM Junior; e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM).
A missa foi celebrada por Dom Giovani, bispo auxiliar de Salvador, e por monsenhor Valter Pinto, pároco da Igreja da Matriz. O Coral Miguel Lima, do qual Dona Canô já fez parte em Santo Amaro, apresentou-se durante a cerimônia.

dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)Bisneto de Dona Canô se despede dela em Santo Amaro da Purificação (Foto: Lílian Marques/G1)
 
dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)Despedida dos filhos a Dona Canô durante a missa (Foto: Lílian Marques/G1)
 
Maria Bethânia (Foto: Lílian Marques/G1) 
Maria Bethânia se despede da mãe (Foto: Lílian Marques/G1)
 
dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)Cortejo chega à Igreja da Matriz após velório no Memorial Caetano Veloso (Foto: Lílian Marques/G1)
 
dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)Maria Bethânia ajuda a carregar o caixão da mãe até a Igreja da Matriz (Foto: Lílian Marques/G1)
 
A matriarca, de 105 anos, morreu na manhã de terça-feira, em casa, na companhia dos filhos após passar a noite de Natal com eles. Caetano e Bethânia acompanharam o velório da mãe, que começou na residência da família com acesso restrito aos mais próximos. Depois, outros amigos e admiradores tiveram acesso à cerimônia realizada no Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, no centro da cidade, onde o velório se estendeu até a manhã desta quarta-feira.
O corpo de Dona Canô saiu da casa da família no final da tarde de terça-feira em um cortejo até o Memorial marcado pela emoção e muitos aplausos. Caetano de Bethânia não falaram com a imprensa sobre a morte da mãe.

caetnao no velorio da mae (Foto: Reprodução/TV Bahia)Caetano Veloso no velório da mãe, em Santo Amaro da Purificação (Foto: Reprodução/TV Bahia)
 
bethânia; dona canô (Foto: Lílian Marques/G1) 
De branco, Maria Bethânia vela corpo da mãe no memorial que leva o nome do irmão, Caetano Veloso (Foto: Lílian Marques/G1)
Isquemia cerebral
Dona Canô esteve internada por seis dias. Ela recebeu alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na sexta-feira 21/12/2012. Ela sofreu um ataque isquêmico cerebral, o que gerou redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo boletim médico.
De acordo com informações de Edson Nascimento, amigo da família, Dona Canô pediu um vestido novo e branco para deixar o hospital. Foi com ele que ela foi vestida para a casa, acompanhada da filha Mabel. Maria Bethânia acompanhou a transferência da mãe em outro carro.

'Olorum está guardando um lugar para D. Canô no céu', diz Mãe Carmem. Ialorixá esteve no velório de Dona Canô, em Santo Amaro da Purificação. Ela deixou a casa acompanhada de Paula Lavigne.

paula lavigne; dona canô (Foto: Lílian Marques/G1) 

 
Mãe Carmen, do Terreiro do Gantois, em Salvador, esteve no velório de Dona Canô na casa da matriarca, na tarde desta terça-feira (25). Ela deixou o local por volta das 18h, amparada por clara, filha mais velha de Dona Canô, e por Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano."Fica a lição de amor, de guerreira, uma mãe exemplar. Fica a saudade e a certeza que ela está em um lugar bom. Isso também nos dá um conforto. Bacana ter sido em um dia de Natal, isso é lindo", disse o filho Rodrigo. Ainda segundo ele, na segunda-feira (24), os médicos avisaram que os batimentos cardíacos dela estavam fracos.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

  © Ourblogtemplates

Back to TOP