05 passos para escrever uma boa crítica

Fonte:http://www.xigli.com/como-escrever-critica. Por Jorge Lima
1. Introdução do produto/serviço:
Como é óbvio a primeira coisa a escrever é uma introdução do produto.
Se estamos a escrever uma crítica sobre um e-book, na introdução devemos incluir o Título, Autor, nº páginas, data de publicação e uma breve sinopse. Se estamos a escrever sobre um site, devemos incluir o nome do site, o tema, tempo de vida e uma breve descrição.
Basicamente a introdução envolve o leitor no assunto que está a ser tratado.
2. Fraquezas:
Porque não existem sites, serviços ou produtos perfeitos devemos falar sempre das suas fraquezas. Se estamos a fazer uma crítica de certeza que é sobre algo concreto e não um produto imaginário.
Por exemplo, se estamos a escrever uma crítica a um site ou blogue, de certeza que o mesmo tem um ou outro aspecto que menos gostamos, um pormenor de navegação, a falta de um tópico ou outro, ou uma situação menos descritiva.
Devemos sempre relevar estes aspectos para mostramos aos leitores transparência e que estamos a analisar o que escrevemos e não a escrever o que nos pagam.
3. Forças:
Claro que não vamos só criticar os aspectos negativos, aqui sim é a força da nossa crítica.
Devemos ter em atenção todos os pormenores, relevar os aspectos mais importantes e os que pessoalmente achamos interessantes.
Se estamos a analisar um livro, além de descrever o tema, o autor, a obra do mesmo, devemos dar a nossa opinião sobre o grafismo, o tipo de letra, o tipo de leitura e o design da capa e acabamento do livro.
Até o pormenor mais escondido pode ser importante.
4. Qualificação:
Por esta altura os leitores já devem ter uma opinião sobre o produto, serviço ou site que estão a ler, por isso é uma boa ideia qualificar o que estamos a criticar. Ter em atenção qual o público alvo do que estamos a analisar,  a que faixa etária se destina, etc.
Por exemplo, se estivermos a analisar um livro, devemos mencionar se o livro é mais técnico ou se é para iniciados e a faixa etária que abrange. Podemos também indicar aos nossos leitores outros livros que sirvam de referência para o livro que estamos a analisar e referir que também irão gostar desta alternativa.
5. Sumário:
Esta parte deve ser um resumo da nossa crítica, relembrar um ou outro aspecto de interesse e é claro, dar a nossa recomendação.
No caso de estarmos a escrever sobre um produto, nunca esquecer de indicar a melhor maneira de o adquirir.
Na eventualidade da nossa opinião não ser muito positiva, devemos sempre indicar alternativas aos nossos leitores.
Dicas rápidas:
- Incluir Imagens dos produtos.
- Usar Marcas (quanto mais sintética for a nossa critica melhor).
- Use parágrafos curtos e concisos.
- Mantenha a sua crítica curta. (dentro de 350-750 palavras é muito bom), para críticas mais elaboradas tenha em atenção a estrutura, faça cortes com imagens, para esta não se tornar aborrecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário