O que o uso do salto alto faz no seu corpo?
Recente pesquisa investiga as consequências causadas pelo uso contínuo desse modelo de sapato.
Imagem Google
História:
pesar de não haver indícios sobre quem criou o salto alto, sabe-se que ele foi amplamente utilizado a partir do século 17 na corte do rei Luís XIV (1643-1715), da França, que abusava do luxo, das perucas e dos sapatos de salto. Dizem as más línguas (e os registros históricos) que Luís XIV não passava de 1,60 metro, por isso adorava sapatos que pudessem aumentar sua estatura.
Apesar disso, o salto ficou realmente conhecido no reinado seguinte. Luís XV não só levou a fama, como também virou nome de um tipo de salto, largo na ponta e na base e afinado no meio. "O salto era peça exclusiva do vestuário masculino e apenas na corte de Luís XV passou a ser utilizado por mulheres", diz João Braga, coordenador do curso de história da moda do Senac, em São Paulo.
Hoje em dia, em vez de representar a nobreza, os saltos remetem à sensualidade da mulher, ressaltando seios, pernas e quadris. "Estudos indicam que o salto alto é o elemento que mais desperta a libido e o fetiche nos homens, seguido pelas meias finas", diz o professor.
Salto Alto e Elegância
As mais vaidosas justificam seu uso como um sacrifício pela beleza, já que apesar da dor, ninguém resiste a um belo par de saltos altos. Muitas mulheres dizem que depois de tanto tempo usando, o corpo se acostuma e já não sentem mais dor. Porém o costume é o grande vilão da história.
O uso frequente de sapatos de salto provoca o encurtamento nos músculos da parte de trás da perna, além de danos na coluna (aumentam as chances de se desenvolver quadros de lordose lombar), dores nos joelhos, além de calosidades, joanetes e unhas encravadas, no caso de sapatos de bico fino.
Se esses problemas ocorrem com adultos, imagine em crianças ou adolescentes que usam esse modelo durante um período em que o corpo ainda está moldando a postura. A professora do curso de Fisioterapia da PUC - Minas Gerais, Patrícia Pezzan, analisou 100 jovens entre 13 e 20 anos, 50 usuárias de salto e 50 não. É importante ressaltar que para ser considerada usuária de salto, a mulher deve utilizá-los por mais de três vezes por semana e a mais de 4h consecutivas.
Principais Problemas do Salto Alto
De acordo com médicos ortopedistas, o salto alto do sapato, causa uma sobrecarga nos ligamentos dos pés, pernas e tornozelos, e nos tendões. Cada pé do indivíduo, tem vinte e oito ossos, que são responsáveis pela formação de articulações, mantidas por vários ligamentos e músculos.
Quando a mulher usa o salto alto, ela coloca quase todo o seu peso, na parte da frente do pé e dedos, região conhecida como antepé, causando uma pressão muito intensa na ponta dos pés. Por outro lado, não há uma mobilidade adequada atrás da perna,e com o calcanhar alto, o tendão-de-aquiles se encurta, podendo surgir em decorrência disso, um problema conhecido como tendenite. Por isso,os profissionais desaconselham o uso do salto alto o dia todo.
Sintomas da Tendenite
Com o encurtamento do tendão-de-aquiles, pode surgir a tendenite, cujos principais sintomas são a dificuldade para andar sem sapatos e dor.
Quanto mais alto for o salto, maior será o peso na parte da frente dos dedos e pés, e quando a pessoa caminha, a pressão fica maior ainda, por isso é aconselhável o uso do salto alto com moderação, para não desenvolver maiores complicações futuramente.
Imagem Google
Outras Regiões do Corpo Afetadas
Outras áreas do corpo da pessoa, além dos pés e dedos podem ser comprometidas com o uso do salto alto, por exemplo, joelhos e coluna. No caso dos joelhos, pela flexão que tem de ser feita todo o tempo, em que a mulher está usando o salto alto, pode ocorrer a condromalácia patelar, que nada mais é do que a dor causada pelo desgaste das articulações, que é provocado por ele ficar flexionado.
Outra região afetada é a região lombar, pela lordose que o salto alto provoca, com a alteração do centro da gravidade do corpo,e em casos extremos pode haver o surgimento de sérios problemas na coluna, como por exemplo,as hérnias de disco.
Imagem Google
Sugestões para Prevenir os Problemas
De acordo com especialistas, seguindo algumas sugestões, vários problemas de saúde podem ser evitados pelo uso do salto alto, entre alguns: O ideal é usar sapatos com no máximo cinco centímetros de altura, e com o calcanhar estabilizado;
O bico do sapato deve ser confortável,e não apertar os pés;
O uso de sapato completamente plano, também é prejudicial ao calcanhar que fica com todo o peso sobre ele;
Sapatos de salto anabela, tem o solado rígido, dificultando a mobilidade dos pés, podendo provocar uma má circulação sanguínea;
Alternar o tipo de sapato é aconselhável, usando um dia um de salto médio, e outro de salto baixo;
Quem anda muito deve fazer exercícios para os pés recomendados pelo ortopedista e pelo Professor de Educação Física.
Imagem Google