Imagem Google
Texto Evaldo Costa
Você está conectado a mídia social? A utiliza com frequência? Para
que atividades você recorre às mídias sociais? Saiba que esteja onde
estiver à mídia social é uma baita ferramenta para ampliar a
comunicação. Ficar fora dela é ignorar o apito do trem que vem, em sua
direção, em alta velocidade.
O mais interessante é que a mídia social reúne um grupo sofisticado
de pessoas que utilizam smartphones e se mantém conectado o tempo todo
no Facebook ou em outros aplicativos do gênero. Para muitos, ficar fora
disso é como um peixe fora d'água e quem não adotar a geração online
terá que procurar outros espaços, ficando a cada dia mais distante dos
acontecimentos do mundo conectado em que vivemos.
Imagine como um profissional de vendas ou marketing pode atuar sem estar
conectado a mídia social. Terá ele as mesmas chances de negócios dos
outros que estejam conectados? Dificilmente, ainda assim se tiver algum
sucesso, estará com os dias contados.
Você, por exemplo, como diretor de uma organização contrataria um
gerente de marketing que não esteja interessado nos recursos das mídias
sociais para trabalhar com você? Caso tenha respondido que sim, é melhor
ficar atento e reavaliar os seus conceitos, pois a cada dia mais as
empresas adotam as mídias sociais como modelo de comunicação e negócio.
Enquanto estou nos Estados Unidos, de onde escrevo este artigo,
percebo muitas iniciativas das empresas daqui nas mídias sociais. Abaixo
seguem alguns exemplos:
- A Starbucks está solicitando opinião dos clientes sobre novos produtos e idéias;
- O Burger King permite que os clientes interajam online com a empresa;
- A IBM utiliza todos os meios sociais para interagir com os clientes e revela que irá ampliar os investimentos nesta área;
- A Proctor & Gamble utiliza o Facebook para fazer publicidade e diz estar destinando mais verba para as mídias sociais, reduzindo os investimentos em anúncios na TV;
- A Ford já utiliza por algum tempo as mídias sociais, o Facebook inclusive, para ampliar a sua comunicação com os consumidores;
- O CEO da Sun Microsystems usa, diariamente, o seu blog.
Essas e muitas outras empresas, não somente nos Estados Unidos como
em várias outras partes do globo terrestre, estão interessadas em uma
única palavra: COMUNIDADE. Todas reconhecem que a mídia social é um
ótimo instrumento de comunicação, informação, marketing e venda.
Elas sabem muito bem que o cliente é o patrão, e se você não
responder as suas perguntas no tempo certo e do jeito que ele prefere
logo se tornará assunto para museu.
A verdade é que a mídia social deixou, já algum tempo, de ser modismo
para se transformar em poderosa ferramenta de interação das empresas
com os clientes. Dai enterrar a cabeça na areia, fingindo que nada está
acontecendo, poderá lhe custar muito mais caro do que você imagina.