Transtorno Bipolar

 Imagem Google

Fonte:http://psicopedagogafernanda
Segundo a Classificação Internacional de Doenças - CID 10, transtorno bipolar é caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor está excessivamente perturbado, ocassionando oscilações de humor, aumento (hipomania* / mania) ou redução (depressão) de energia. Sendo assim, pessoas que sofrem de hipomania ou mania repetidamente, são bipolares.
*A hipomania é a alteração de humor semelhante à mania, mas com menos intensidade.

Mas é preciso tomar cuidado, alteração de humor ocasionada por estresse, sendo momentânea e que desapare após a resolução, não é considerado transtorno bipolar.

Existem quatro formas de transtorno bipolar:
  • Tipo I: considerado por períodos de mania (euforia) com humor elevado e expansivo, ocasionando prejuízos no trabalho e nas relações sociais. O estado maníaco dura dias ou uma semana; e os períodos em depressão duram de semanas à meses. 
  • Tipo II: considerado por períodos de hipomania, estado de humor elevado e agressivo, mas de forma mais suave. Não atrapalha as atividades pessoais ou profissionais.
  • Misto: o próprio nome já diz, período misto com alternância entre depressão e mania. Em um curto espaço de tempo a pessoa chora, fica triste, depois eufórica, capaz de realizar tudo, falante e agresiva.
  • Ciclotímicos: é marcado por períodos com sintomas maníacos e depressivos alternados. Pode ser facilmente confundida com o jeito da pessoa ser, o famoso "de lua"