Acidente na Itália lembra outros naufrágios famosos como o Titanic e o Andrea Doria

Fonte Zero Hora
Há 100 e 55 anos, outros dois luxuosos transatlânticos levaram para o fundo do mar vidas de passageiros.
O naufrágio do transatlântico Costa Concordia, ocorrido na noite desta sexta-feira na costa italiana, traz à tona histórias de outros navios que afundaram e também tornaram-se célebres. O mais famoso deles, que não foi poupado em comparações nos relatos dos passageiros do Costa Concordia, é certamente o Titanic, um veterano prestes a completar cem anos. E quase no meio da linha do tempo entre um e outro, há o Andrea Doria, que naufragou há 55 anos.
A relação entre o Concordia e o Titanic parece óbvia, em primeiro lugar, por ambos se tratarem de luxuosas embarcações destinadas ao transporte de passageiros. Em segundo, pelas circunstâncias dos seus naufrágios: enquanto o Titanic colidiu com uma gigantesca pedra de gelo em 1912, o Concordia foi derrotado por uma rocha.
Relatos de passageiros do navio italiano, que dão conta de problemas com botes e coletes salva-vidas, conduzem a uma terceira linha paralela possível entre os dois transatlânticos. Se a história conta que os botes salva-vidas eram insuficientes no Titanic, "alguns coletes não funcionaram, assim como as luzes de emergência" do Concordia, conforme Mara Parmegiani, passageira do navio naufragado neste fim de semana.
Como o Titanic, o Andrea Doria foi um símbolo da engenharia e de ostentação, este já nos tempos de recuperação econômica depois da Segunda Guerra Mundial. E assim como o Titanic foi moderno em sua época, o Andrea Doria era considerado o maior, mais rápido e, supostamente, o mais seguro no seu tempo.

Imagem Google

Em uma noite de julho de 1956, porém, cinco anos depois de sua primeira viagem, o Andrea Doria colidiu com uma embarcação sueca sob um forte nevoeiro. O impacto e o naufrágio mataram 51 pessoas, incluindo tripulantes da embarcação sueca, mas principalmente passageiros que haviam embarcado em Gênova no luxuoso transatlântico e estavam prestes a desembarcar em Nova York.
O navio Costa Concordia partiu na sexta-feira de Civitavecchia, na região de Roma, e faria um cruzeiro de uma semana pelo Mar Mediterrâneo. Em uma área de quase dois mil metros quadrados, o Costa Concordia possuía quatro piscinas, 1,5 mil camarotes, 13 bares, cinco restaurantes, um spa de seis mil metros quadrados, pista poliesportiva e cinema, entre outras regalias.
Compare os naufrágios*

Costa Concordia
País de origem: Itália
Data e local do naufrágio: Itália, 13 de janeiro de 2011
Número de pessoas a bordo: 4,2 mil
Número de mortos: 3


Titanic
País de origem: Irlanda do Norte
Data e local do naufrágio: Estados Unidos, 14 de abril de 1912
Número de pessoas a bordo: 2,2 mil
Número de mortos: 1,5 mil


Andrea Doria
País de origem: Itália
Data e local do naufrágio: Estados Unidos, 25 de julho de 1956
Número de pessoas a bordo 1,7 mil
Número de mortos: 51
* Número de mortos e pessoas à bordo aproximados.