Ivete Sangalo x Claudia Leitte

Fonte IBahia - Texto: Alexandre Lyrio
Todos comparam, mas os números mostram o real tamanho delas. O CORREIO fez um levantamento detalhado de números e dados que demonstram a grandeza das duas divas.
Uma veio ao mundo morena. A outra, loira. Nasceram, portanto, para serem comparadas. Evitam o confronto, até mesmo no fato de torcerem para times rivais. Uma é Bahia. A outra, Vitória. Mas, não tem jeito. Seja através dos fãs ou da mídia, as comparações entre Ivete Sangalo e Claudia Leitte sempre existiram e sempre vão existir.


Sem a pretensão de tirar conclusões, o CORREIO fez um levantamento detalhado de números e dados que demonstram a grandeza das duas divas. Quantos fãs cada uma delas tem? Quantos discos produziram? Qual o tamanho das bandas? Quais produtos anunciam como garotas propaganda? Quanto faturam por ano? Nem tudo tem resposta. Assim como a quantidade de fãs, que é incalculável. Mas, neste caso, as redes sociais ajudam.

No Twitter, até as 20h de ontem, Ivete tinha 7.589.071 seguidores. Claudinha, com 6.477.479, não ficava muito atrás. Os dados mostram que, como artista, Ivete atingiu a maturidade. Até pelo tempo de carreira, tem mais discos vendidos, toca mais instrumentos e supera em muitos outros aspectos.

Mas, dona de uma juventude sem fim (apesar dos dois filhos), Claudinha não é só determinação e um corpo milimetricamente perfeito. Da mesma forma que a colega, atrai patrocinadores gigantes. Ambas cobram fortunas por um show. Para este Carnaval, elas parecem pelo menos no mesmo patamar.

As duas têm seus camarotes particulares. Ivete é proprietária de dois blocos. Claudinha, de um. Somente no Largadinho, anunciou investimento de R$ 5 milhões. Já Ivete não fala em valores. Além de um hotel para fãs e patrocinadores, Claudia já confirmou atração internacional. Nesse caso, deu 1x0 na morena. O sul-coreano Psy vai sair no novo bloco, apesar de Ivete ter tocado o sucesso mundial Gangnam Style no Festival de Verão.

Especialistas afirmam que Ivete e Claudia são parecidas, sim. E isso não quer dizer que falta autenticidade a uma ou outra. Inclusive, no início da carreira da loira, quando era apontada como imitadora da morena. “Mas isso Ivete também fez quando começou. Depois, criou sua própria identidade”, afirma o produtor musical e empresário Wesley Rangel.

Dono dos Estúdios WR, que produziu discos para quase todas as estrelas da axé music, Rangel gravou três CDs de Claudia e mixou músicas para Ivete. “Se Claudinha não tivesse sua identidade, com certeza não sobreviveria. Ela tem luz própria, sim”, acredita.

Timbre
A voz é sempre uma das principais referências de comparação. Quem tem o melhor gogó? Quem canta mais?  “Isso é subjetivo”, afirma Ana Paula Barreiro, mestre em canto, preparadora vocal e cantora do coral da Ufba. Para ela, todas as cantoras de axé têm um timbre parecido. 

“No axé, pela necessidade de superar a frequência sonora dos tambores e das guitarras, as mulheres têm a tendência de cantar da mesma maneira. “Claudinha encontrou sua linha. Assim como Ivete, que tinha uma voz tímida quando cantava no Eva”, explica.
Na internet, fãs de uma e de outra ainda trocam farpas. Mas, até isso vem mudando. A recente aproximação das duas é o motivo. Ivete e Claudinha cantaram juntas no Arrastão do ano passado e no programa The Voice. Cada vez mais, chega-se à conclusão de que não interessa como as duas vieram ao mundo. O que importa é que nasceram para brilhar.