Abafabanca é dica saudável para fazer durante o verão para as crianças

Fonte G1 Bahia
Popular principalmente na década de 80 e 90 na Bahia, o abafabanca é a dica saborosa para preparar durante o verão para as crianças. Mas você não sabe o que é abafabanca? A chef Nalva Oliveira explica.
"Abafabanca é gelo com sabor de frutas. É muito simples de preparar porque é só colocar o suco em forminhas de gelo. Era o sorvete dos pobres de antigamente, fiz muito quando eu era criança", conta as gargalhadas.
bela; abafabanca matéria (Foto: Iala Caires / Arquivo Pessoal)
Ela conta também que tem experiência na produção de abafabanca desde muito nova. "Aos nove anos de idade eu vendia para os meus colegas. Os sabores que eram mais disputados eram o de coco, manga e chocolate. A dica para ficar mais gostoso era deixar uns pedacinhos da fruta dentro das cubinhas", conta.
A chef Nalva conta também que já aprontou muito por conta das produções de abafabanca. "Uma vez meu pai, que era mestre em construção, fez um trabalho na casa de um homem e ele foi presenteado com uma geladeira daquelas que fazia gelo automaticamente. Quando a geladeira chegou em casa fiz um experimento, coloquei o suco de abacaxi no receptor da geladeira e fiquei esperando o gelo. Claro que não deu certo", conta.
Para conferir a dica, a arquiteta Iala Caires topou produzir a iguaria para a filha Bela, de 1 ano. Ela fez dois tipos de abafabanca, um de laranja e outro de goiaba. "Eu ia fazer picolé, mas precisava de uma forma específica e resolvi fazer abafabanca. Coloquei nos cubinhos de gelo e preparei. Minha filha amou. Abafabanca é super prático e vou fazer muito durante o verão.
Abafabanca de Goiaba
Ingredientes

Duas goiabas com casca
300 ml de água
1 colher de sobremesa de açúcar
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque nas forminhas de gelo. Deixe no congelador até endurecer. Sirva.