IPTU: prazo para cadastrar imóveis acaba 30/09/2013 Salvador-Ba

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Pelos cálculos da prefeitura, cerca de 500 mil imóveis ainda não tiveram o IPTU cadastrado ou recadastrado. Mesmo com o prazo terminando amanhã, o secretário da Fazenda do município, Mauro Ricardo Costa, está otimista e aposta na máxima de que o brasileiro deixa tudo para a última hora.

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“Hoje, chegamos a 600 mil cadastrados, mas já tivemos acesso de pessoas interessadas em fazer o recadastramento, algo em torno de 1,1 milhão de pessoas, então esperamos até segunda atingir a meta de um milhão de imóveis. A tendência  do brasileiro é essa, de deixar as coisas para os últimos dias”, disse. O sistema entrou no ar em 12 de agosto.

Ontem, o secretário participou do mutirão de atendimento no Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, em Coutos. Lá, e na Escola Municipal Professor Milton Santos, em Valéria, técnicos ajudavam quem ainda tinha dúvidas. Foi o caso de Maria das Graças Campos, 56, que mora em Lobato.

“Eu comprei parte de um terreno, onde construi minha casa. Fiz um acordo com o dono do terreno e  um ano eu pagava o IPTU, no outro ele. Queria saber como fazer pra separar agora”, disse. Ela foi orientada por técnicos da Sefaz, fez o cadastramento e saiu com a esperança de ser enquadrada como isenta. “Posso acabar me dando bem nessa, tomara que fique isenta”, disse. Nos dois colégios, foram atendidas cerca de 600 pessoas, mas não houve filas. Nos postos do SACs Barra e Iguatemi, onde ocorreram a entrega de documentos, também não houve fila.

Segundo o coordenador da campanha de Recadastramento Imobiliário, Jorge Ubiratã, a principal dúvida é como fazer nos casos em que foram construídos puxadinhos. “É simples: se o acesso à rua é pela mesma porta, é a mesma unidade imobiliária. Se tem portas diferentes para as duas residências, então são duas unidades e as duas têm de ser cadastradas”, explicou.

Neste caso, a escritura servirá para os dois imóveis, mas quando o puxadinho for cadastrado, terá de ser preenchida uma declaração de propriedade no nome do dono do novo imóvel construído.

Hoje, não haverá mutirão, mas o processo pode ser realizado pela internet. Será gerado um protocolo que deve ser impresso e anexado às cópias do documento de propriedade ou posse e do CPF/ CNPJ do proprietário. Estes documentos têm de ser entregues em um dos terminais da Secretaria da Fazenda nos postos do SAC ou pelo Correio no endereço Rua das Vassouras, nº1, Centro, Salvador/BA, CEP 40020-020, até o dia 15 de outubro.

O cadastramento é obrigatório e quem não fizer pagará multa de R$ 412,62.

Falece aos 73 anos, o ator Cláudio Cavalcanti

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Na TV Globo, onde trabalhou a maior parte da sua carreira, protagonizou a primeira versão da novela Irmãos Coragem, quando interpretou Jerônimo.

O ator Cláudio Cavalcanti, astro da segunda temporada do seriado Sessão de Terapia (GNT), morreu no final da tarde deste domingo (29) no Rio de Janeiro. Aos 73 anos, ele sofreu complicações clínicas após se submeter a uma cirurgia na coluna no Hospital Pró-Cardíaco, de acordo com informações do site do jornal O Globo.

Cláudio participou de mais de 50 novelas, minisséries e especiais na televisão, além de diversas peças teatrais. Na TV Globo, onde trabalhou a maior parte da sua carreira, protagonizou a primeira versão de "Irmãos Coragem", quando interpretou Jerônimo (1994), e deu vida a Alberto na novela A Viagem, entre muitos outros trabalhos na emissora. Além da carreira como ator, Cláudio também se envolveu na política. Ele foi vereador do Rio de Janeiro em dois mandatos e, atualmente, ocupava o cargo de secretário municipal de Defesa dos Animais do Rio.

 

 

Uso de Facebook, Instagram e Twitter ajuda a vender mais

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Bijuterias, sorvetes e até mesmo imóveis. Independente do tipo de negócio, hoje, qualquer empresa precisa estar conectada nas redes sociais. E, ingressar no mundo da internet, pode aumentar consideravelmente os rendimentos da sua empresa.

Foi o que aconteceu com a designer Luana Bonfim,  30 anos, que há oito anos criou a marca de joias artesanais Preta. “Há três anos, resolvi criar uma página no Facebook para divulgar minhas peças e comecei a vender para várias cidades do Brasil”, conta.

Dono da tradicional Sorveteria da Ribeira, Francisco Carlos Ribeiro Lemos,  51, resolveu investir nas redes sociais para “acompanhar a modernidade”. “As pessoas ficam acompanhando pela internet e tem que entrar para não ficar pra trás. Tem que inovar”, conta Lemos. Depois da página que criou no Facebook, as vendas aumentaram cerca de 10%.

Lemos contratou uma empresa para fazer a atualização da página. “Eu faço um investimento pequeno, cerca de um salário mínimo por mês, como se fosse um funcionário, e o contrato é anual. As coisas que a gente faz por fora (outras ações de marketing) a gente paga por fora também. Eu não tenho tempo, quem tem que fazer é a agência de publicidade”, explica.Mas não só apenas dos produtos pequenos vivem as empresas no Facebook.  Antônio Medrado, sócio-diretor da construtora Dona Empreendimentos,  explica que este ano a empresa resolveu entrar nas redes. “Para compartilhamento de fotos,  temos lindas perspectivas de nossos empreendimentos, a gente tem acompanhado o crescimento do Snapchat, serviço exclusivo para usuários de smartphones Android ou iPhones”, destaca.

Redes sociais aproximam empresas e consumidores
Estar ou não nas redes hoje não é uma opção, uma vez que, mesmo que não tenha um perfil/página oficial, a marca da empresa já estará nas redes. Essa é a análise da gerente de comunicação do grupo de faculdades  Estácio, Denise Danon.

“Os usuários falam das marcas frequentemente, portanto a marca já está na rede. A escolha é fazer parte ou não do diálogo iniciado pelos consumidores. É uma escolha que existe, claro. Mas a empresa que não entra de forma oficial, deve ter claro que está se abstendo de conversar com seu consumidor ou mesmo com formadores de opinião”, diz. 

As redes, hoje, aproximam a empresa do consumidor, proporcionam um estreitamento do relacionamento. Pelas redes, podemos entender o que nosso consumidor espera de nós, o que o deixa insatisfeito.

“Da mesma forma, podemos entregar para o consumidor algo que ele não espera, portanto podemos surpreendê-lo e até mesmo fazer ele enxergar a marca de uma nova forma. Essa aproximação faz com que as empresas compreendam cada vez mais o comportamento de seus consumidores, isso ajuda muito, por exemplo, no lançamento de um novo produto para se criar um diferencial em relação a seus concorrentes”, destaca a gerente de comunicação.

Para o especialista em Gestão Empresarial e Marketing e professor do curso de Administração da Unijorge Thiago Cavalcante Sampaio, investir no contato através de redes sociais é acompanhar a evolução do comportamento do consumidor. “Hoje, o brasileiro passa horas conectado no computador, tablet ou smartphone, ou seja, está disponível na rede. Além disso, mantém  a marca em evidência”, destaca o professor.